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Porto Alegre, quarta-feira, 11 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Opinião

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Notícia da edição impressa de 12/04/2018. Alterada em 11/04 às 21h56min

Consumidor conectado e atualizado

Virginia Vaamonde
Os avanços da tecnologia têm tornado o cotidiano dos consumidores cada vez mais prático e eficiente. Não é por menos, afinal, um dos bens mais escassos e de maior valor da vida moderna é o tempo e os consumidores já estão percebendo a forte relação de custo e benefício, além da agilidade nas atividades do dia a dia que são trazidas pelo uso da tecnologia. Com tantas novidades que enchem os olhos do consumidor, entender quais já fazem parte do seu cotidiano e quais ainda são tecnologias distantes é uma das intenções do Índice de Automação do Mercado Brasileiro, um indicador que traz um panorama da adoção de tecnologias e de automação para empresas e consumidores no País.
Elaborado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com o apoio metodológico de uma empresa de pesquisa renomada globalmente, o estudo é dividido em seis frentes de atuação: Acesso à internet; Uso de aplicativos; Itens pessoais (wearables); eletrodomésticos/eletrônicos; residência e veículo (carro). Tecnologias de automação como computador de bordo, central multimídia, sensores e controles digitais nos automóveis além de eletrodomésticos conectados como a geladeira que envia pedidos ao supermercado ou a cafeteira programada através do celular, já estão disponíveis no mercado e são adotadas como facilitadoras por muitos consumidores. Ao adquirir eletrodomésticos e eletrônicos o consumidor já leva em consideração se eles podem ser programados, ligados, desligados ou monitorados remotamente por um aplicativo.
Neste primeiro ano de cálculo do índice, foi possível identificar que o consumidor está familiarizado com o uso das aplicações e de objetos conectados.
Aplicativos de comunicação rápida e baixo consumo de internet já são utilizados por toda população sem nenhuma diferença. Esse cenário é o começo de uma era definida por recursos tecnológicos onde as empresas precisam estar preparadas para fornecer a esse consumidor não só as informações que ele precisa, mas os produtos que estejam de acordo com suas necessidades e anseios.
CEO da Associação Brasileira de Automação
 
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