Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 19 de maio de 2017. Atualizado às 15h21.

Jornal do Comércio

Gastronomia e Vinhos 2017

COMENTAR | CORRIGIR

COMER BEM

Notícia da edição impressa de 19/05/2017. Alterada em 19/05 às 15h28min

Valle Rustico aposta em menu harmonizado inclui o respeito aos produtos locais

Bellora tem horta própria e investe na produção local para manter a qualidade da cozinha

Bellora tem horta própria e salienta a opção por ingredientes da região


IGOR GUEDES/DIVULGAÇÃO/JC
Há 10 anos, a propriedade de 12 hectares localizada na cidade de Garibaldi, no Vale dos Vinhedos, estava destinada a um projeto de aventura. A ideia era oferecer esportes radicais e brincadeiras, reunir amigos e curtir o ambiente rústico. Mas, após estudar gastronomia e adquirir alguma experiência na área na Europa, o chef e proprietário Rodrigo Bellora resolveu criar o Valle Rustico. Hoje, a casa é especializada em produtos da região e possui menu harmonizado. O respeito aos produtos locais vai desde a escolha do vinho até o uso dos hortifrúti frescos ou orgânicos e o cuidado com a natureza. 
Bellora lembra que quebrou paradigmas ao optar por abandonar a sofisticação de uma carta de vinhos renomados e trabalhar apenas com bebidas locais. Faz parte de sua filosofia apostar nos chamados "santos de casa". E eles têm feito milagres. O restaurante também é adepto do slow food, que envolve conceitos de ecogastronomia e aposta no que é bom, limpo e justo. Ou seja, o alimento deve ter bom sabor, ser cultivado de maneira limpa, sem prejudicar a saúde, o meio ambiente ou os animais; e os produtores devem receber o que é justo pelo seu trabalho.
Outro diferencial da casa é oferecer a opção de menu aberto, sem prato principal, e o menu degustação, com cinco pratos surpresas. Projeto inovador da casa, a Cozinha de Natureza é um menu degustação que trabalha a ligação do homem com a terra, a biodiversidade e o resgate a técnicas antigas de preparo dos alimentos. A natureza exuberante do entorno do restaurante é uma programação à parte. É possível fazer caminhadas pela propriedade, conhecer a produção própria de orgânicos e sentir, por algumas horas, a paz da vida bucólica no campo.
O local tem uma horta própria, onde são produzidas inúmeras variedades de temperos, ervas aromáticas, folhas para as saladas, milho, cebola, batata, tomate, amoras, cereja, frutas cítricas entre outros ingredientes. Além de investir na agricultura local, Bellora cultiva o hábito de visitar produtores e fornecedores e avaliar de perto a qualidade dos produtos que entrarão em sua cozinha.
O chef também desenvolveu o projeto Trailer - Cozinha de Raiz, que oferece produtos saudáveis no formato food truck.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia