Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 29 de Abril de 2024 às 12:42

Rio Grande sedia primeiro evento de 2024 do Mapa Econômico do RS no dia 16 de maio

Projeto do JC ganha segunda temporada; painel com lideranças locais acontece às 17h30min na Câmara de Comércio de Rio Grande

Projeto do JC ganha segunda temporada; painel com lideranças locais acontece às 17h30min na Câmara de Comércio de Rio Grande

Arte/JC
Compartilhe:
JC
JC
* Atualizada no dia 3 de maio
* Atualizada no dia 3 de maio
Evento foi adiado em função das chuvas no Rio Grande do Sul
 
O projeto Mapa Econômico do Rio Grande do Sul, promovido pelo Jornal do Comércio desde o ano passado, ganha sua segunda temporada em 2024. O primeiro evento ocorrerá no dia 16 de maio.
Neste ano, os painéis para ouvir lideranças locais ocorrerão em outros municípios – em 2023 os encontros ocorreram em Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre, de acordo com a divisão do Estado em cinco grandes áreas, considerando proximidade geográfica e afinidade econômica.
A primeira edição de 2024 abrange as regiões Sul, Centro-Sul, Campanha e Fronteira Oeste do Estado. A cidade escolhida para sediar o primeiro encontro do ano é Rio Grande. As lideranças irão debater Tendências e soluções para uma economia em transformação, apontando oportunidades para o desenvolvimento do Estado.
No palco, estarão Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon e da Câmara do Comércio de Rio Grande; Torquato Ribeiro Pontes Netto, vice-presidente regional da Fiergs; e Rafael Avancini, presidente do Hospital Monporto. A mediação ficará a cargo do editor-chefe do JC, Guilherme Kolling.
“A cada edição, além do painel regional, publicamos um conteúdo especial, com o detalhamento da economia dessas regiões. Cabe observar que a economia está sempre em transformação. Por isso, o trabalho do Mapa Econômico segue em 2024, mostrando as mudanças nas regiões e, de forma comparativa, trazendo novos indicadores sobre a economia do Rio Grande do Sul”, explica Kolling, sobre a renovação do Mapa.
O diretor-presidente do JC, Giovanni Jarros Tumelero, reforça o compromisso em estimular o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, apresentando informações confiáveis e estratégicas para os negócios, além de dar projeção às cadeias produtivas que geram emprego e renda no Interior do Estado. "Queremos dar espaço e mostrar as boas iniciativas que são exemplo para a economia gaúcha. E também discutir os desafios, ajudando a encontrar soluções."
A atividade que abre o Mapa Econômico em 2024 será realizada na Câmara de Comércio de Rio Grande, às 17h30min do dia 16 de maio.
Os interessados devem se inscrever pelo site Sympla gratuitamente: https://www.sympla.com.br/evento/mapa-economico-do-rs-rio-grande/2390556.

Como foi a edição de 2023 do Mapa Econômico do RS

TÂNIA MEINERZ/JC
Em 2023, o Jornal do Comércio encarou o desafio de apresentar um panorama das cadeias produtivas no Estado, trabalho que está em linha com a trajetória de 90 anos do diário de economia e negócios do Rio Grande do Sul.
Em sua primeira temporada, o projeto saiu do papel com centenas de entrevistas de empresários, economistas, dirigentes de entidades de classe e gestores públicos. Também teve análise de dados, consulta a relatórios de entidades empresariais e de órgãos governamentais.
A segunda fonte de informação fundamental foi colhida in loco, em cinco encontros em diferentes partes do Estado, onde foram ouvidas lideranças regionais de diferentes setores, sobre desafios e oportunidades para o desenvolvimento econômico.
O resultado foi um verdadeiro panorama da economia do Rio Grande do Sul, com dados relevantes para mapear oportunidades econômicas, bem como levantar demandas locais para que o Estado possa crescer. Reconhecido pelo público, o Mapa Econômico do RS também venceu o Prêmio ARI de Jornalismo, na categoria Reportagem Econômica.
Foram cinco especiais publicados, considerando que o Rio Grande do Sul foi dividido em cinco grandes regiões, de acordo com proximidade geográfica e semelhanças econômicas, seguindo critérios da Secretaria do Planejamento do Estado: Regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste; Regiões Central, Vales, Jacuí Centro e Alto Jacuí; Regiões Norte, Noroeste e Missões; Regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias, Vales do Paranhana e Caí; e Regiões Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral.
No ano passado, os eventos foram realizados em Pelotas (23 de junho), Santa Cruz do Sul (3 de agosto), Passo Fundo (13 de setembro), Caxias do Sul (24 de outubro) e Porto Alegre (20 de novembro). 

Como será a agenda de 2024

16/5 - Rio Grande
18/6 - Santa Maria
25/7 - Erechim
17/9 - Bento Gonçalves
7/11 - Porto Alegre

Notícias relacionadas