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Publicada em 19 de Abril de 2024 às 17:50

Diretor do Dmae explica alta nas cobranças de conta de água em Porto Alegre

Loss abordou detalhes do cálculo das contas dos consumidores

Loss abordou detalhes do cálculo das contas dos consumidores

THAYNÁ WEISSBACH/JC
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João Pedro Flores
Na tarde desta sexta-feira (19), o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Maurício Loss, reuniu-se com a imprensa e comentou sobre as cobranças mais recentes do consumo de água em Porto Alegre. Em março, o departamento voltou a utilizar os valores indicados nos hidrômetros - que não foram conferidos de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, período em que a cobrança foi feita baseada na média do consumo de agosto, setembro e outubro de 2023. 
Na tarde desta sexta-feira (19), o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Maurício Loss, reuniu-se com a imprensa e comentou sobre as cobranças mais recentes do consumo de água em Porto Alegre. Em março, o departamento voltou a utilizar os valores indicados nos hidrômetros - que não foram conferidos de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, período em que a cobrança foi feita baseada na média do consumo de agosto, setembro e outubro de 2023. 
Em novembro de 2023, o DMAE rompeu o contrato com a empresa que realizava a verificação dos hidrômetros na Capital, adotando modelo que não necessitava de vistoria dos equipamentos para a elaboração das contas de água dos meses seguintes. Em março, já com uma nova empresa efetuando as checagens, passaram a ser cobrados valores mais altos do que os anteriores, em virtude da diferença de consumo não contemplada nas contas — causada principalmente pelo maior uso de água no verão.
O diretor reforçou orientações já divulgadas pelo departamento para quem deseja questionar os valores das contas. Tem direito à revisão quem recebeu cobrança igual ou maior a 30% das quantias regulares, e o pedido deve ser realizado através do e-mail do DMAE ([email protected]), com foto da conta e do hidrômetro. A partir do dia 25 de abril, a solicitação pode ser feita pelo WhatsApp da prefeitura (51 3433-0156). Também são disponibilizados cinco postos para atendimento presencial. 
Com o aumento dos valores, a política para o parcelamento das contas mudou: os pagamentos podem ser feitos em até 60 vezes, e a parcela mínima, antes de R$97,20, agora é de R$ 19,44. O cliente pode escolher entre inserir as parcelas nas contas mensais ou receber um carnê separado. O parcelamento também poderá ser solicitado pelo WhatsApp da prefeitura a partir do dia 25.
Quando questionado a respeito de cobranças errôneas, Maurício afirmou que, apesar de existir a possibilidade de equívocos acontecerem, os resultados com a nova companhia de leitura dos hidrômetros têm sido melhores do que os que a empresa antiga apresentava. O diretor reiterou que o DMAE está "abrindo caminhos" para facilitar a resolução de eventuais transtornos e que é muito importante que sejam feitos pedidos de revisão de valores.

Confira os postos e horários de atendimento presencial

• Comercial Centro - rua José Montaury, nº 159. Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30min.
 Zona Leste - rua Professor Cristiano Fischer, nº 2402Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30min.
 Tudo Fácil POP Center - avenida Júlio de Castilhos, nº 235, no 3º andarAtendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e, aos sábados, das 9h às 13h.
 Tudo Fácil Bourbon Wallig - avenida Assis Brasil, nº 2611. Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h às 20h e, aos sábados, das 10h às 14h.
Tudo Fácil Zona Sul - avenida Wenceslau Escobar, nº 2666. Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

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