Confira as dicas dos empreendedores Alexandre do Carmo e Erikson Veríssimo, fundadores da Bixa Analógica

O sucesso está na inovação

Confira as dicas dos empreendedores Alexandre do Carmo e Erikson Veríssimo, fundadores da Bixa Analógica

Somos Alexandre do Carmo e Erikson Veríssimo, fundadores da Bixa Analógica, empresa dedicada à cobertura de eventos com câmeras analógicas e à promoção do estilo de vida vintage. Já vendemos mais de 1 mil câmeras analógicas, inclusive para celebridades como Larissa Manoela e Maísa.
Somos Alexandre do Carmo e Erikson Veríssimo, fundadores da Bixa Analógica, empresa dedicada à cobertura de eventos com câmeras analógicas e à promoção do estilo de vida vintage. Já vendemos mais de 1 mil câmeras analógicas, inclusive para celebridades como Larissa Manoela e Maísa.
1. Busque um oceano azul para explorar
O mundo comercial é um vasto oceano, onde os empreendedores são navegadores que exploram terras desconhecidas. Esse mar de águas apresenta dois oceanos distintos. O oceano azul, com águas cristalinas que oferece espaço para a inovação e a criação de valor repleto de oportunidades inexploradas, e o oceano vermelho, onde a competição é tão feroz que sua cor se assemelha ao sangue dos inúmeros navegadores que disputam um espaço limitado e saturado. A sabedoria extraída dessa analogia é clara: ao invés de se envolver na luta feroz dos oceanos vermelhos, empreendedores devem direcionar seus esforços para oceanos azuis inexplorados. A chave para o sucesso está na inovação, na criação de novos espaços e na oferta de algo verdadeiramente único. Quem diria que investir em câmeras velhas seria um oceano azul? Fuja do convencional!
2. Invista em parcerias estratégias
Para além de encontrar um oceano azul e ter excelência na entrega de seu trabalho, invista em contatos profissionais. Isso significa ir atrás de pessoas que valorizam o seu trabalho e que tenham a ver com os princípios do seu projeto. É investir nas relações cotidianas, seja para conseguir um cliente, seja para conseguir um colega de trabalho fiel que cite seu nome em uma mesa de oportunidades. Crie um networking orgânico, amizades genuínas. Se você sente que não se encaixa em determinado espaço, crie o seu próprio espaço com pessoas que você se identifica. Aqui vai uma dica de leitura: Networking para quem não quer fazer networking, dos autores Ivan Misner, Maxine Bleiweis e Larry Mohl.

3. Não acredite em receitas para ficar milionário
Não caia em papo de guru charlatão. Não existe receita de bolo para o sucesso, não acredite em ninguém que queira te vender atalhos. Obviamente, é bom se espelhar em experiências que deram certo, mas conselhos nada mais são que experiências individuais de cada um. O que pode servir para mim, pode não servir para você. Cada empreendimento é único. Caso queira ser um diferencial, não saia reproduzindo tudo (a menos que você queira ser só mais um no oceano vermelho).