Confira dicas e inspirações para usar a inovação como aliada na rotina das empresas

Como aplicar a inovação no seu negócio sem investir muito em tecnologia


Confira dicas e inspirações para usar a inovação como aliada na rotina das empresas

Pequenos empresários tendem a acreditar que a inovação não está ao alcance do seu negócio. Mas não é preciso realizar grandes aportes em tecnologia de ponta para empreender e criar novas soluções. Quem analisa esse cenário é Leandro Pompermaier, gestor de relacionamento e novos negócios do Tecnopuc.
Pequenos empresários tendem a acreditar que a inovação não está ao alcance do seu negócio. Mas não é preciso realizar grandes aportes em tecnologia de ponta para empreender e criar novas soluções. Quem analisa esse cenário é Leandro Pompermaier, gestor de relacionamento e novos negócios do Tecnopuc.
Segundo o especialista, é preciso entender como a inovação pode ser útil para cada tipo de empresa, sendo pequena, média ou grande. "O empreendedor tem que compreender que precisa sair um pouco da bolha, que é onde ele produz e vende, para enxergar as coisas novas que estão acontecendo no entorno e visualizar o que pode ser utilizado no seu negócio", observa.
Esse processo de inovação de uma marca começa em uma discussão interna, aponta Leandro. "O primeiro passo é alinhar uma estratégia. 'Nós estamos prontos para entrar nessa onda de inovação?'. Em seguida, o empreendedor deve se conectar e começar a viver um pouco o que está acontecendo nesses ambientes de inovação, que é onde estamos discutindo as tendências", entende.
O Tecnopuc, como indica Leandro, é um dos parques tecnológicos de Porto Alegre que devem ser frequentados por empresários interessados em inovar seus negócios. Também é discutido empreendedorismo no Instituto Caldeira, Parque Zenit e Nau Live Spaces, exemplifica o especialista. "A inovação acontece através da conexão de pessoas." Na página ao lado, você confere uma lista de eventos de empreendedorismo que acontecem em 2024.
Para Leandro, os encontros são benéficos não só para fomentar discussões e novas ideias, mas também para gerar acordos entre negócios. São nesses ambientes que se aproximam potenciais clientes, fornecedores e parceiros. "O pequeno empreendedor pode ser um usuário de soluções tecnológicas de outras empresas. Nem sempre o pequeno empresário tem dinheiro, tempo e dados para construir um modelo próprio", analisa o especialista, destacando que essa conexão pode baratear o processo de inovação de uma marca.
E essa inovação não necessariamente precisa ser profunda. Mudanças simples já podem promover uma grande diferença. Para exemplificar, Leandro mostra como ferramentas conhecidas, como ChatGPT e Alexa, podem ser usadas para otimização de processos corporativos. "O empreendedor pode pedir todos os dias para a sua assistente virtual destacar as notícias mais relevantes da sua área de atuação. Assim, já está usando uma ferramenta de Inteligência Artificial para conseguir alimentar os processos internos", explica.
O especialista enxerga que essa utilização, por mais simples que seja, é um dos grandes potenciais apresentados pela tecnologia. "Não é a Inteligência Artificial me substituindo, mas ajudando a otimizar o tempo. Sou entusiasmado com isso, porque, cada vez mais, o tempo é o nosso Tendão de Aquiles", diz Leandro, entendendo que essa função pode trazer benefícios para o ambiente corporativo e para a vida pessoal do pequeno empresário. "Quanto melhor utilizar a tecnologia no dia a dia, mais vida útil vai ter, tanto o empreendedor quanto o empregado. E a empresa vai continuar crescendo, produzindo."
Além disso, segundo Leandro, a Inteligência Artificial pode ser útil para montar espaços de personalização da experiência dos clientes, tendência para fidelização do público. As novas gerações de consumidores também buscam empresas preocupadas com as demandas sustentáveis - ou ESG, aponta o especialista. "É fundamental entender como conectar o uso de Inteligência Artificial com um modelo de negócio que gere um impacto positivo para a sociedade. É entender como usar a tecnologia para inserir a empresa nos processos ESG", comenta.
Por outro lado, o especialista entende que esse processo de modernização pode trazer desafios para a marca. "Todo mundo tem uma cultura e mudar isso não é tão simples. Quando tu trabalhas com a inovação, estas fazendo coisas diferentes. Essa mudança pode soar como um risco."
Segundo Leandro, a carência de talentos adaptados aos novos processos também pode ser uma dificuldade enfrentada por empresas inovadoras. "A quantidade de mão de obra necessária para continuarmos nesse ritmo acelerado de construção de novas tecnologias vai crescer. Vamos ter um problema se políticas de educação não forem trabalhadas pelos governos e pela sociedade", fala o especialista, destacando que essa demanda pode gerar novas oportunidades no mercado de inovação voltado ao setor educacional. Para 2024, Leandro também enxerga grande potencial nas áreas de saúde e finanças.
 

Startup gaúcha quer otimizar rotina de pacientes e hospitais

O negócio projeta crescimento de 300% no faturamento, oferencendo um serviço que é tendência do mercado

É parte do âmago empreendedor otimizar processos e fazer uso mais eficiente dos recursos humanos e financeiros de uma empresa. Quem realiza esse serviço para hospitais é a Sisqualis. A startup gaúcha desenvolveu uma plataforma que reúne o histórico dos pacientes em unidades de saúde.
Segundo os sócios, Guilherme Barros e Guilherme Sander, a solução pode simplificar a experiência em hospitais – de médicos e pacientes – e contribuir para um diagnóstico mais efetivo. “Normalmente, o pessoal vai com uma pasta de coisas para levar para o médico. Se o médico já tivesse acesso a todas as informações do paciente, isso não seria necessário. A jornada do paciente fica mais retilínea, mais uniforme. E quanto mais informações o médico tiver, melhor vai ser o atendimento”, destaca Barros.
Além disso, explica o sócios, a plataforma pode ajudar a reduzir os custos das operadoras de saúde. “Hoje, os hospitais funcionam com uma taxa por serviço. Quanto mais procedimentos o hospital fizer, mais ele recebe da operadora, mais o médico recebe também. Queremos que os hospitais desenvolvam novos modelos de negócio com as operadoras e até com os municípios.” A proposta busca mudar a lógica do mercado de saúde. “Ao invés de ficar fazendo mais procedimentos para ter mais receita, o hospital pode atender melhor”, entende.
No sistema desenvolvido pela startup, estão disponíveis informações de sinais vitais, medicamentos prescritos e administrados, resultados de exames, laudos de exames de imagens, procedimentos realizados, consultas, alergias, vacinas, entre outros. Ao todo, estima Barros, cerca de 32 dados ficam armazenados na plataforma.
Quem cadastra e consulta as informações é o próprio médico, no momento do atendimento. Para liberar o acesso, o paciente deve preencher uma autorização. Os pacientes não podem consultar os dados da plataforma, apenas os médicos. Segundo Barros, esse cuidado é necessário para colocar a Sisqualis dentro das regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Hoje, em Porto Alegre, a Sisqualis atua em conjunto com o Hospital Ernesto Dornelles, o Hospital Mãe de Deus, a Unimed e o Hospital São Lucas da Pucrs, parceria que surgiu a partir das conexões do BioHub, centro de saúde do Tecnopuc, onde a Sisqualis está localizada. São mais de 2 milhões de pacientes cadastrados na plataforma.
A startup também está conduzindo um projeto com a prefeitura de Porto Alegre para conectar unidades básicas de atendimento com hospitais que atendem o SUS. “Na área de tecnologia para saúde, a bola da vez é a integração dos dados clínicos. Estamos tendo uma grande quantidade de demanda, de oportunidade”, projeta Barros. Para este ano, a expectativa é crescer até 300% o faturamento do negócio.
 

LISTA: 10 eventos de empreendedorismo para colocar na agenda em 2024

A inovação e o empreendedorismo andam de mãos dadas. Para estar a par das tendências e das novidades do mercado, o GeraçãoE listou 10 eventos focados em inovação que acontecerão em 2024 em diferentes pontos do País.

1. Março: South Summit
O South Summit, evento que nasceu na Espanha em 2012, chega à terceira edição no Brasil em 2024. O evento é um ponto de encontro para investidores, empresas e startups. A expectativa da organização é receber 24 mil pessoas, 2 mil a mais que em 2023. Serão 500 palestrantes, entre eles empreendedores do TikTok e iFood, em cerca de 38 mil metros quadrado de área. O GeraçãoE esteve no South Summit 2023, nos vemos lá em 2024?
• Data: 20 a 22 de março
• Endereço: avenida Mauá, nº 1050, no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS)
• Ingressos: a partir de R$ 799,00. Saiba mais aqui.

2. Abril: Gramado Summit
Com o objetivo de alavancar o ecossistema de inovação, a Gramado Summit chega a sua sétima edição neste ano. O evento reúne diversas personalidades, líderes, especialistas e entusiastas para falar sobre o futuro dos negócios. Entre os mais de 500 palestrantes, estão nomes como Mari Maria, Thelma Assis e Otaviano Costa. A expectativa é receber mais de 15 mil pessoas para o evento. Confira como foi a passagem do GeraçãoE na edição de 2023 da Gramado Summit.
• Data: 10 a 12 de abril
• Endereço: rua Henrique Belotto, no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado (RS)
• Ingressos: a partir de R$ 1.790,00. Saiba mais aqui.

3. Abril: Web Summit Rio
Desde 2009, a companhia Web Summit realiza diversos eventos em todo o mundo, incluindo cidades da Europa e Ásia. No Brasil, a conferência de tecnologia Web Summit Rio teve a sua primeira edição no ano passado, reunindo mais de 21 mil participantes de mais de 90 países. Para 2024, a expectativa é receber mais de 30 mil visitantes. Empreendedores do Quinto Andar e Banco do Brasil, além da influenciadora digital Bianca Andrade, são alguns dos palestrantes confirmados para o evento.
• Data: 15 a 18 de abril.
• Endereço: avenida Salvador Allende, nº 6555, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ)
• Ingressos: a partir de R$ 1.795,00. Saiba mais aqui.

4. Junho: Febraban Tech
Um dos maiores eventos de inovação do setor financeiro, a Febraban Tech reúne lideranças para debates sobre temas da economia digital. Inteligência Artificial, deep techs, cibersegurança, entre outros temas estarão no debate em 2024. Cerca de 300 empresas já confirmaram a presença. No ano passado, o evento recebeu mais de 45 mil visitantes. A 34ª edição promete ser ainda maior, segundo os organizadores.
• Data: 25 a 27 de junho
• Endereço: avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, nº 387, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP)
• Ingressos: em breve. Saiba mais aqui.

5. Julho: Expo Empreendedor
A Expo Empreendedor reúne empreendedores, investidores e empresários, com o objetivo de gerar experiências transformadoras e conexões. O evento contará com três palcos para palestras de CEOs, líderes, especialistas e personalidades do universo do empreendedorismo. Cris Arcangeli, apresentadora do programa Shark Tank Brasil, é um dos nomes confirmados. Além disso, o espaço terá uma feira de negócios com centenas de marcas e expositores.
• Data: 26 a 27 de julho
• Endereço: avenida Otto Baumgart, nº 1000, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP)
• Ingressos: a partir de R$ 797,00. O acesso à feira de negócios é gratuito. Saiba mais aqui.

6. Agosto: Noroeste Summit
Representando a relevância econômica do noroeste do Rio Grande do Sul, o Noroeste Summit traz lideranças para falar sobre inovação, educação e tecnologia. São esperados mais de 3 mil participantes, além de 50 palestrantes e 60 empresas. A primeira edição do evento aconteceu em 2023.
• Data: 16 e 17 de agosto
• Endereço: RS-342, no Parque de Exposições Germano Dockhorn, em Três de Maio (RS).
• Ingressos: a partir de R$ 249,00. Saiba mais aqui.

7. Agosto: FinancIES 2024
O FinancIES 2024 tem como o principal objetivo debater a relevância da economia digital nos dias atuais, focando nos novos modelos de negócios e de receitas que ela tem trazido para as Instituições de Ensino Superior (IES). O evento acontecerá ao longo de dois dias e conta com 17 palestrantes confirmados.
• Data: 31 de agosto e 1 de setembro
• Endereço: UCSAL - Universidade Católica de Salvador, avenida Prof. Pinto de Aguiar, nº 2589, Salvador (BA)
• Ingressos: valores ainda não divulgados. Saiba mais aqui.

8. Setembro: Congresso de Inovação da Indústria
O Congresso de Inovação da Industria é um encontro entre líderes empresariais, especialistas e representantes governamentais para discutir tendências mundiais em inovação e se trata do maior evento de inovação industrial da América Latina. Há cerca de 20 anos, o evento conta com a participação de grandes especialistas e pensadores nacionais e internacionais. O encontro é presencial, porém será transmitido ao vivo gratuitamente.
• Data: 27 e 28 de setembro
Mais informações no link.

9. Outubro: 34ª Conferência da Anprotec
A Conferência da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) é um evento anual que reúne participantes de diversos setores do ecossistema de inovação para promover discussões sobre o empreendedorismo inovador. O objetivo é debater o papel e as perspectivas dos ambientes e ecossistemas de inovação, compartilhar práticas, estratégias, ferramentas e tendências. O evento será sediado em São José dos Campos (SP), com o apoio do Sebrae
• Data: de 14 a 17 de outubro
Mais informações no link.

10. Novembro: CQCS Insurtech & Inovação
Em 2024, o CQCSI nsurtech & Inovação, que se divulga como o maior evento de inovação em seguros da América Latina, trará reflexões sobre o futuro da utilização da Inteligência Artificial e a importância da inteligência humana no desenvolvimento, aplicação e ampliação das soluções provenientes de IA, especialmente nos seguros. O evento acontecerá na cidade de São Paulo (SP).
• 12 e 13 de novembro
Mais informações no link.