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Economia

- Publicada em 10 de Outubro de 2018 às 01:00

Atacarejo vê melhora no faturamento em 2018

O atacado de autosserviço, conhecido como "atacarejo", acredita em um cenário favorável para as vendas neste segundo semestre em meio ao fim do impacto da deflação, que reduziu os preços de alimentos no ano passado. O presidente da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abaas), Ricardo Roldão, considera que a estabilização de preços de alimentos tem facilitado a gestão no setor.

O atacado de autosserviço, conhecido como "atacarejo", acredita em um cenário favorável para as vendas neste segundo semestre em meio ao fim do impacto da deflação, que reduziu os preços de alimentos no ano passado. O presidente da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abaas), Ricardo Roldão, considera que a estabilização de preços de alimentos tem facilitado a gestão no setor.

Segundo dados ada Abaas, o faturamento do setor no ano chegará a cerca de R$ 95 bilhões. Em 2017, a entidade estimou faturamento de R$ 90 bilhões.

Setor com alta participação de alimentos mais básicos, o atacarejo vinha sofrendo o impacto da redução de preços de alimentos registrada ao longo do segundo semestre de 2017 e do início de 2018. A receita nominal era atingida ao mesmo tempo em que os custos dificilmente encolhiam na mesma velocidade.

Para o presidente da rede de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar, o Assaí, Belmiro Gomes, a estabilização dos preços facilita a gestão no setor.

Apesar desse efeito favorável, o ritmo de crescimento nas vendas dependerá de uma retomada da renda e do emprego no País, diz Roldão. Gomes acrescenta que, hoje, promoções nos canais de venda não tem tido impacto forte no volume de produtos que o consumidor leva.

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