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Porto Alegre, segunda-feira, 24 de setembro de 2018.

Jornal do Comércio

Economia

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Varejo

Edição impressa de 24/09/2018. Alterada em 23/09 às 21h35min

Praia de Belas amplia foco na experiência de compras

Para Borba, a localização é um fator que condiciona e influencia como diferencial do empreendimento

Para Borba, a localização é um fator que condiciona e influencia como diferencial do empreendimento


PRAIA DE BELAS SHOPPING/DIVULGAÇÃO/JC
Adriana Lampert
Seguir colaborando para manter a qualidade na experiência dos frequentadores do Praia de Belas Shopping, "em evolução desde 2013", é a meta do novo gerente-geral do empreendimento, Marcelo Borba, integrante do Grupo Iguatemi há 12 anos. Graduado em Comunicação Social pela Pucrs, ele tem MBA em Gestão e Liderança pela Fundação Dom Cabral, e já passou pelo Departamento de Marketing do Praia de Belas Shopping, tendo atuado também como gerente de Marketing do Iguatemi Sorocaba, gerente-geral do Iguatemi São Carlos e gerente-geral do Iguatemi Ribeirão Preto. Ciente de que esta é uma tarefa que passa driblar diariamente a concorrência com outros shoppings da Capital, ele afirma que "o mercado de Porto alegre é muito maduro".
"Enxergamos que cada vez mais os consumidores optam por valor percebido, especialmente pela localização, e buscam por um empreendimento para viver, além de comprar - isso inclui uma série de atividades vinculadas a lazer", observa Borba. Segundo o gestor, todos os dias, a meta do Grupo é "entregar serviços e produtos com mais qualidade e mais experiência". "É um desafio que não acaba nunca, e que conduz e norteia nossa companhia."
Jornal do Comércio - Na sua opinião, o Praia de Belas Shopping vem se reinventando a cada ano?
Marcelo Borba - Desde que foi lançado o terceiro piso, em 2013, o shopping vem entregando, ano após ano, diversas e relevantes novidades para os clientes. Neste ano, inauguramos outra âncora em maio: Decathlon, com 3 mil m2 de área. E está sendo um sucesso extraordinário, vendendo cifras muito acima da expectativa do próprio lojista - importante que se diga, de capital francês, e que escolheu nossa cidade e Estado (e o Praia de Belas) para ter a primeira loja de shopping no País. Outra megaloja recém-inaugurada, a Alô Bebê (com 800m2), é a principal operadora de puericultura no Brasil. Chegou há um mês e está vendendo de forma extraordinária - o público não conhecia muito bem e o pessoal está encantado com a diversidade e com a competitividade em preço. Além disso, estamos comemorando o sucesso do GNC Cinema, que foi o de maior bilheteria do Estado em 2017, com mais de 600 mil bilhetes.
JC - Qual o principal diferencial do empreendimento?
Borba - Acredito que a localização é um fator que condiciona e influencia. As pessoas saem do trabalho, vão ao cinema (que tem promoções durante a semana), depois podem jantar tranquilamente no shopping. Além de descontos no cinema, estamos sempre trabalhando em parceria com os lojistas para beneficiar de alguma forma nossos clientes. Dentre uma série de ações, muitas são voltadas ao público infantil e há atividades inclusive para pets. Tudo isso mobiliza público. Hoje, o pet faz parte da família e diante disso temos a maior satisfação de receber todos aqui. Além disso, temos uma quantidade diversa de serviços, que facilitam a vida das pessoas: bancos, correio, lotéricas, entre outros.
JC - Qual principal desafio de sua gestão?
Borba - Seguir colaborando manter a qualidade na experiência dos frequentadores do Praia de Belas Shopping e para a continuidade do volume de negócios que tem acontecido no empreendimento. Outra loja recém-inaugurada (com 1 mil m2) foi a Cobasi, com 20 mil itens para pets de todos dos tipos. Também está prevista a chegada de três operações de gastronomia de excelente qualidade, entre elas o Kaichili Mexican Kitchen, de comida mexicana, que tem operação também no Moinhos, e as hamburguerias Madero e The Chefs, esta última com uma loja híbrida com duas operações, incluindo uma pizzaria no segundo piso.
JC - Qual tem sido o fluxo de pessoas no empreendimento?
Borba - Nosso público é de 1 milhão de consumidores por mês, que chegam de todas as formas. Neste sentido, comportamos a todos, inclusive com 2,5 mil vagas de estacionamento cobertas. Em 2018, o Praia de Belas Shopping completa 28 anos de atividades, com um mix completo e sempre de olho em novidades. Estamos muito felizes, porque boa parte dos nossos clientes lojistas estão desde o início, o que revela uma tradição muito grande aliada há busca de estarmos se nos atualizando.
JC - Como lidar com a concorrência, uma vez que todos os anos surgem novos shoppings na cidade e no País?
Borba - O mercado de Porto Alegre é muito maduro. Enxergamos que cada vez mais os consumidores optam por valor percebido, especialmente pela localização, e buscam por um empreendimento para viver, além de comprar - isso inclui uma série de atividades vinculadas a lazer. E há espaço para crescer: os shoppings são a releitura do que foram as praças no passado.
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