Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 17 de Setembro de 2018 às 22:31

Novo campus acelera sinergia entre universidade e Feevale Techpark

Estudantes poderão interagir com as empresas instaladas no parque

Estudantes poderão interagir com as empresas instaladas no parque


/ANA KNEVITZ/UNIVERSIDADE FEEVALE/DIVULGAÇÃO/JC
Patricia Knebel
A presença da Universidade Feevale em Campo Bom (RS) está em ampla expansão. Foi inaugurado ontem o Campus III da Universidade Feevale, instalado junto ao Feevale Techpark, que já existia na cidade e reúne cerca de 40 empresas.
A presença da Universidade Feevale em Campo Bom (RS) está em ampla expansão. Foi inaugurado ontem o Campus III da Universidade Feevale, instalado junto ao Feevale Techpark, que já existia na cidade e reúne cerca de 40 empresas.
O Ministério da Educação (MEC) deu autorização e o primeiro curso em operação é o de Medicina Veterinária. As aulas já se iniciaram. Com isso, o espaço reunirá agora atividades de ensino, pesquisa e extensão, tudo junto ao ambiente tecnológico já estruturado.
Para a inauguração do Campus III, foi feito todo um trabalho de restauração da área e da inclusão de espaços como auditório, biblioteca, entre outros. A expectativa da instituição é inaugurar ali no futuro próximo também a Faculdade de Engenharia Biomédica.
A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, comenta que a estratégia é levar a universidade para dentro do parque e vice-versa. "A nossa decisão de ter o campus perto do Techpark passa pela percepção de que todos os cases mundiais de sucesso mostram que um parque tecnológico só avança se estiver intimamente ligado à universidade", relata.
O inverso também é importante. A proximidade física possibilitará a interação dos estudantes da universidade com as empresas do parque. Diversas empresas presentes no Feevale Techpark de Campo Bom trabalham com saúde animal e humana - a expectativa é que isso possa gerar interlocução com a Faculdade de Medicina Veterinária.
O Feevale Techpark conta com 55 empresas, sendo 29 residentes, 18 incubadas e oito lotes (terreno que são vendidos para as empresas construírem as suas fábricas). Destas operações, 40 estão na área do parque de Campo Bom (que tem 14 hectares) e 15 no espaço em Novo Hamburgo, que tem 1,7 hectare.
Aliás, a sede do parque em Novo Hamburgo será transformada com a inauguração em novembro, de um novo espaço de convergência e sinergia, voltado ao desenvolvimento de novos negócios e oportunidades com foco na indústria criativa. É o Hub One de Criatividade e Inovação, cuja obra já se iniciou junto ao Campus II da instituição, em Novo Hamburgo. Serão R$ 2,5 milhões de investimentos. "Estamos expandindo o parque, ampliando em 80% o espaço que temos hoje, e o transformando em um ambiente mais ligado a inovação", conta Daiana, destacando que a ideia é abrigar laboratórios e atividades de ensino e pesquisa dentro do Feevale Techpark.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO