Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 21 de setembro de 2018.
Dia da Árvore. Dia do Radialista e do Fazendeiro.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro Rápido

Edição impressa de 21/09/2018. Alterada em 21/09 às 01h00min

Presença mais forte

A Effa Motors planeja fortalecer significativamente sua atuação no mercado brasileiro no próximo ano, ampliando a linha de veículos comercializada aqui e aumentando a rede de revendas. Atualmente, a marca chinesa oferece no País quatro modelos de picapes, todas montadas na fábrica de Manaus (AM). A meta para 2019 é iniciar a montagem de uma van para passageiros e um furgão para carga, veículos que devem estrear nas lojas ainda no primeiro semestre. Até o final do próximo ano, a empresa pretende expandir sua rede de concessionárias em pelo menos 50%, cobrindo todos os estados brasileiros e as principais capitais.
Agronegócios
Durante os nove dias da 41ª Expointer, a concessionária de veículos Savarauto obteve um balanço muito positivo de negócios fechados. A empresa comercializou 19 modelos da marca Mercedes-Benz, 96 da Jeep, 61 da Toyota e quatro picapes da RAM. Condições especiais de compra para os produtores rurais impulsionaram as vendas durante a feira agropecuária.
Mobilidade elétrica
A Volkswagen está acelerando sua transição para a mobilidade elétrica. Como parte da campanha "Eletric for all" (Elétricos para todos), a marca afirma que disponibilizará modelos atraentes com preços acessíveis. A ofensiva se baseia na Arquitetura Modular de Propulsão Elétrica (MEB), uma plataforma tecnológica desenvolvida especificamente para veículos elétricos. A Volkswagen também desenvolveu uma infraestrutura de recarga para os modelos elétricos: um sistema doméstico acessível que promete tornar o processo fácil e prático.
Parceria tecnológica
A aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e o Google assinaram uma parceria tecnológica para instalar nos veículos dessas marcas o sistema operacional Android. A partir de 2021, vários modelos da aliança poderão oferecer serviços inteligentes de infoentretenimento. As montadoras integrarão os aplicativos da Google em suas centrais multimídia e na nuvem, para melhorar a experiência a bordo.
Veículos em CKD
A Mercedes-Benz do Brasil registra o marco histórico de 140 mil veículos comerciais em regime CKD (kits de caminhões e ônibus semidesmontados) produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e exportados para diferentes plantas do Grupo Daimler em diversos continentes. No primeiro semestre deste ano, a fabricante exportou quase dois mil produtos semidesmontados para países como Argentina, Indonésia, África do Sul, Egito, México, Argélia e Taiwan.
Reflexos da automação
A Audi quis saber quanto tempo nós economizaremos em uma cidade com carros autônomos, compartilhamento de carona e gestão inteligente de tráfego. Para tanto, realizou o estudo "25ª Hora - Fluxo", em parceria com especialistas em tráfego do Karlsruhe Institute for Technology (KIT) e da consultoria MobilityPartners, de Munique (Alemanha). A pesquisa simulou o futuro da mobilidade na cidade alemã de Ingolstadt, e sua conclusão é de que uma redução de um terço nos tempos de viagem pode ser alcançada em um tráfego completamente automatizado, mesmo se houver 10% a mais de pessoas nas ruas. O pré-requisito é que a tendência de compartilhamento seja adotada. O trabalho também considerou cenários mais extremos. Por exemplo, o que aconteceria se houvesse um aumento acentuado no número de pessoas que usam transporte público, caminham ou viajam de bicicleta? O que aconteceria se as cidades não permitissem carros autônomos ou se fossem lentas em digitalizar sua infraestrutura? Os resultados variam de tempos de viagem mais curtos no tráfego de passageiros (-40%) até engarrafamentos ainda mais intensos.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia