Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresários & Cia

- Publicada em 12 de Maio de 2019 às 21:29

Mais qualidade de vida com a equoterapia

Projeto auxilia no desenvolvimento dos pacientes

Projeto auxilia no desenvolvimento dos pacientes


/UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO/DIVULGAÇÃO/JC
Projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) "Educação Inclusiva Equoterapêutica" disponibiliza, por meio do contato com cavalos, recursos terapêuticos e pedagógicos para pessoas portadoras de deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.
Projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) "Educação Inclusiva Equoterapêutica" disponibiliza, por meio do contato com cavalos, recursos terapêuticos e pedagógicos para pessoas portadoras de deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.
Uma das manifestações do caráter comunitário da Universidade de Passo Fundo (UPF) se dá por meio da extensão, que aproxima as ações desenvolvidas na instituição da comunidade em que ela está inserida. Na UPF, são vários os projetos e programas de extensão realizados, sendo um deles o projeto "Educação Inclusiva Equoterapêutica". A possibilidade de integrar um projeto de extensão pode ser vivenciada pelos alunos da graduação da universidade.
Vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Vreac) e à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), o projeto, coordenado pelo professor Paulo Cezar Mello, visa disponibilizar recursos terapêuticos e pedagógicos para potencializar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social, onde se utiliza o cavalo como mediador nas intervenções equoterápicas.
As atividades executadas contribuem para o aumento da capacidade neuropsicomotora dos alunos/pacientes, tais como: a coordenação, o ritmo, o equilíbrio, a postura, a normalização e tônus, além do desenvolvimento da autoconfiança, da autonomia, da independência e sociabilização, e da tolerância à frustração.
O trabalho ocorre de forma multidisciplinar e conta com o apoio de alguns cursos das áreas da saúde e educação da UPF. Além disso, entidades parceiras, como a Associação dos Amigos da Criança Autista (Auma), o Centro de Assistência Socioeducativo (Case) e a Brigada Militar - 3º Rpmon de Passo Fundo também integram as ações do projeto.
Vinícius Yunes de Mello, de 22 anos, é um dos mais de 30 alunos/pacientes que recebem atendimentos semanais por intermédio de sessões que ocorrem na Fazenda da Brigada Militar. Diagnosticado com autismo severo, o jovem participa do "Educação Inclusiva Equoterapêutica" desde a pré-adolescência. A sua mãe, Salua Yunes, comenta os benefícios que as atividades proporcionam na vida do filho. "Para o desenvolvimento do Vinícius, o projeto é muito importante, pois ajuda em seu equilíbrio. Percebemos que a sua confiança melhorou, e sua postura teve uma melhora significativa. Além do andar a cavalo, no projeto, também são trabalhadas áreas como a da fonoaudiologia, e questões relativas à percepção, as quais beneficiaram a sua vida diária. A interação com as pessoas também melhorou. Conseguimos nos aproximar dele com mais facilidade", conta.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO