Sobre o Autor
Guilherme De Rosso, responsável pela cozinha do boteco Simples Assim, de Curitiba, crédito Arquivo Pessoal Foto: ARQUIVO PESSOAL/ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC

Guilherme De Rosso

responsável pela cozinha do boteco Simples Assim, de Curitiba

O sabor de liderar

Há algum tempo, escrevi um artigo sobre minha experiência nos restaurantes com estrela Michellin, na Itália. Tirando todas as técnicas e receitas, tive outra lição importantíssima, a qual levarei para o resto da vida e carreira profissional: lá, eu também aprendi como ser líder.
Liderança, para mim, não é um dom, e sim uma habilidade, que pode ou não ser desenvolvida. É claro que algumas pessoas a desenvolvem com mais facilidade que outras, mas, no fim, todos podem se tornar líderes.
Vamos abstrair um minuto do âmbito profissional e lembrar que líder pode ser até aquela pessoa que decide onde sair no fim de semana e o responsável pela escolha do almoço de domingo. Ou seja, não é apenas um modelo para que as pessoas sigam, seja de maneira instintiva ou "forçada". Líder é alguém que toma a decisão quando necessário e assume as consequências da alternativa tomada.
Voltando ao profissional, o líder tem o mesmo papel: ele toma decisões-chave quando preciso, se responsabiliza por essas decisões, mesmo que sejam errôneas, e, quando ninguém mais sabe o que fazer, mantém a calma e direciona cada um de seus comandados. Tem em mãos o leme do barco, em águas calmas ou tempestades.
Infelizmente, essa habilidade, muitas vezes, é esquecida por chefs de cozinha em todo o mundo, mas principalmente no Brasil. Isso se deve a diversos fatores, inclusive porque o ramo gastronômico brasileiro ainda é imaturo em diversos pontos. Parte dos cozinheiros, por exemplo, quer queimar etapas para adquirir o status de "chef" o quanto antes, sem ao menos se importar em aprender e desenvolver esse lado, que é imprescindível. Para ser chef, você precisa, sim, ser líder.
É esse "pequeno detalhe" que difere um ótimo cozinheiro ou cozinheira de chefs de cozinha. O segundo é a pessoa que, além de ensinar técnicas, dá exemplos adequados de como se portar no ambiente, auxilia na hora do pânico, transmite calma e toma decisões difíceis na hora que ninguém sabe exatamente o que fazer. É o carrasco e o salvador da pátria. E, acima de tudo, se responsabiliza por escolhas suas e de seus comandados.
Se você pensa em seguir carreira na cozinha, saiba que não é um curso que te fará chef de cozinha. São suas atitudes, conhecimento, comprometimento e responsabilidade ao longo do tempo de trabalho. Talvez, assim, com muito esmero e dedicação, chegará ao posto almejado por muitos, e conquistado por poucos.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio