Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Saúde

- Publicada em 25 de Julho de 2017 às 23:06

Mãe de Deus tem nova tecnologia para tratar o câncer

Salas ficaram maiores e oferecem mais conforto durante o atendimento

Salas ficaram maiores e oferecem mais conforto durante o atendimento


MARCELO G. RIBEIRO/MARCELO G. RIBEIRO/JC
Com a inauguração da primeira fase do Hospital do Câncer Mãe de Deus (HCMD), Porto Alegre torna-se a primeira cidade da América do Sul a contar com uma plataforma de inteligência artificial para diagnosticar e tratar o câncer.
Com a inauguração da primeira fase do Hospital do Câncer Mãe de Deus (HCMD), Porto Alegre torna-se a primeira cidade da América do Sul a contar com uma plataforma de inteligência artificial para diagnosticar e tratar o câncer.
A tecnologia cognitiva Watson for Oncology, desenvolvida pela empresa IBM, analisa grandes volumes de dados, a fim de apontar alternativas individualizadas e orientadas ao perfil de cada paciente diagnosticado com a doença. Além da plataforma, foi adquirido novo PET/CT, exame que permite diagnosticar, estadiar e acompanhar o tratamento de diversas doenças. O atendimento é oferecido a pacientes particulares e com plano de saúde.
Segundo o diretor do HCMD, Carlos Barrios, o Watson for Oncology é um "novo membro da equipe", que auxilia os médicos e faz um ranking de diagnósticos e tratamentos possíveis. Todas as novas pesquisas envolvendo câncer realizadas em qualquer lugar do mundo são inseridas automaticamente no sistema da plataforma.
Por isso, é possível que, se consultado hoje, o Watson dê uma resposta diferente a um tratamento de câncer de mama, por exemplo, do que deu há três meses. A tecnologia apresenta tanto tratamentos consolidados quanto experimentais, ranqueando-os.
Nos últimos 20 anos, conforme Barrios, foi gerado mais conhecimento na medicina do que no resto da história da humanidade. "A tendência é que, nos próximos anos, a quantidade de informações que temos dobre a cada três meses. Por isso o Watson é importante", explica.
Atualmente, a plataforma concentra informações e indica os próximos passos a serem dados no tratamento de sete tipos de câncer - colo do útero, pulmão, mama, intestino, reto, estômago e ovário. Até o fim do ano, a tecnologia catalogará 18 categorias da doença.
A primeira fase da construção do hospital custou R$ 12 milhões para o Mãe de Deus, dos R$ 70 milhões a serem gastos até o final das obras. O investimento, conforme Barrios, se dá em virtude da perspectiva de o câncer se tornar a primeira das causas de morte na Capital nos próximos cinco a dez anos. "Por enquanto, as doenças cardiovasculares ainda são as campeãs, sendo as causadoras de 26% a 27% dos óbitos, enquanto o câncer abrange 23% a 24% das mortes", relata. No entanto, nos últimos sete anos houve uma redução de 4% nos problemas cardiovasculares como causa mortis, enquanto o percentual referente ao câncer se elevou em 12%, de acordo com o diretor.
Diante desse cenário, a prevenção e o tratamento de tumores se tornaram prioridade para o Sistema de Saúde Mãe de Deus. O HCMD passa a ocupar, com a inauguração, sete andares do prédio do Centro Clínico Mãe de Deus, na rua Costa, bairro Menino Deus. A estrutura foi ampliada em 2 mil metros quadrados, com a construção de uma nova unidade de tratamento quimioterápico e imunoterápico e de um ambulatório de especialidades. As salas ficaram maiores e oferecem mais conforto durante o atendimento, sendo individuais e possuindo papéis de parede coloridos, janelas, televisão e poltronas ou camas.
O número de consultórios passou de 13 para 34, e os boxes de tratamento de oito para 15. Com isso, a capacidade de atendimento foi expandida - em vez de 3,5 mil consultas por mês, serão prestadas 8,6 mil. Nos tratamentos quimioterápicos haverá ampliação de 1,1 mil para 2,1 mil. Foram contratados novos médicos oncologistas e foi criada uma área específica para atendimento multidisciplinar que ocupa um andar inteiro, com consultórios de profissionais como cirurgiões oncológicos, radioterapeutas, oncologistas clínicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, entre outros.

Novos setores oncológicos devem ser entregues até o fim de 2018

A partir da conclusão dessa primeira fase, a instituição prepara-se para a segunda etapa do HCMD. Entre as ações, estão a readequação e a reforma das áreas assistenciais na estrutura do Hospital Mãe de Deus, consolidando dois andares específicos para oncologia e otimizando as áreas de bloco cirúrgico, emergências e CTI para esse atendimento. Também será construída uma unidade de tratamento de leucemias e transplante de medula. A previsão de término dessas obras é até março de 2018.
A terceira e última fase acontecerá durante o ano de 2018. O projeto contempla a construção de um novo prédio para consultórios, área de radioterapia e mais espaços de atendimento ambulatorial de acordo com a singularidade de cada caso. "Isso possibilita maior assertividade no tratamento e melhor qualidade de vida com base nos mais recentes avanços terapêuticos da oncologia mundial", destaca o superintendente executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Alceu Alves da Silva.