Sobre o Autor
Claudio Kraemer é engenheiro e coach ontológico Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/JC

Claudio Kraemer

Engenheiro e Coach Ontológico

O otimismo por trás das belas paisagens serranas

É fácil ser otimista ao curtir as nuvens brincando de esconde-esconde com os primeiros raios de sol, iluminando a paisagem alta e florida. Mas será que experimentaria este mesmo sentimento um empreendedor da Serra, ante os desafios dessa crise tão demorada? Será que é sensato falar de otimismo no principal polo industrial do Rio Grande do Sul, sendo o setor industrial aquele que mais sofre com a crise politica e econômica? Existe otimismo por trás das belas paisagens serranas? Sim, o otimismo nasce dos valores culturais do empreendedor da região.
São os laços de família que hoje absorvem o impacto do desemprego, evitando a marginalização de boa parte da população. É a capacidade de trabalho, o orgulho pelo nome da família e o idealismo que transformam viticultores em donos de vinícolas boutiques. É o conhecimento de um idioma estrangeiro que facilita a internacionalização das empresas de todos os tamanhos. E o que ajuda, até certo ponto, estas organizações a superarem a crise é o amor às máquinas, que faz de um colono italiano um industrial. É o espirito empreendedor de cada desempregado da região que o transforma em um potencial microempresário.
O otimismo é também um valor da cultura italiana, fundamentado em quatro competências cultivadas pelos empreendedores da região. A primeira competência é ter uma visão sistêmica da realidade e assim não generalizar a partir de um só elemento ou situação. A segunda é aprender a viver no presente, no aqui e no agora - os italianos reconhecem o valor de uma boa festa ou celebração.
A terceira é reconhecer que nossa identidade é mutável, que se estrutura para obter resultados e se dissolve para se adaptar às mudanças - Gramado e o Vale dos Vinhedos são bons exemplos. A quarta é saber ser preciso ao falar - não importa o idioma ou a sofisticação, o objetivo é ser claro e não gerar conflitos por diferentes entendimentos.
No mundo dos negócios, estas características seguramente contribuirão para que se supere a atual crise e prepare as empresas aos futuros desafios. Você poderia perguntar qual é o foco para o sistema de gestão ter sucesso. A cultura italiana da Serra nos ajuda a dar uma resposta. O foco são as pessoas conscientes, que sabem pensar, se expressar, se fazer merecedoras, um resumo das principais características do empreendedor de lá. A organização alemã, a energia italiana e a simplicidade portuguesa são o próprio otimismo por trás das belas paisagens.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio