Sobre o Autor
Fabiana Estrela é diretora da regional Sul da Associação Brasileira de Franchising (ABF) Foto: MARCO QUINTANA/JC

Fabiana Estrela

diretora regional Sul da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Treinamento e capacitação: uma escalada para o sucesso dos negócios

A transferência de know-how para franqueados e suas equipes é um dos principais negócios do franchising. E isso só se faz com muito treinamento. Esse processo, que inclui também o desenvolvimento, é vital e essencial para redes de franquias e deve ser diversificado e convergente com objetivo de aprendizado prático e que gere resultado para todos.
Todos os colaboradores da franqueadora devem ser capazes e incentivados a dar treinamentos, pois cada área técnica é essencial para o bom desempenho do franqueado em seu negócio. Como o trabalho principal da franqueadora é transferir conhecimento desde gestão, produtos/serviços, pessoas, enfim, todas as áreas-base e pilares de qualquer negócio, se o colaborador é gestor de alguns processos, ele tem que ser capaz de ensiná-los também. Capacitação é tornar o franqueado apto a cuidar do seu negócio e gerar resultados positivos. Para isso, a empresa precisa desenvolver uma Cultura de Servir, porque ensinar é doação. Franquear é compartilhar conhecimento.
É essencial que cada Programa de Treinamento e Desenvolvimento (PT&D) esteja conectado a um grupo de indicadores que permita aos franqueados e à franqueadora estarem ligados e avaliarem o seu desempenho e desenvolvimento frente ao PT&D.
Para que o processo de capacitação funcione, listo algumas dicas:
Desenvolva manuais com linguagem bem simples e objetiva, com trilhas de conhecimento para elaboração do seu programa de treinamento;
Torne o treinamento algo tão interessante que desperte uma vontade espontânea dos franqueados e suas equipes de participar;
Quando possível, adote ferramentas de ensino a distância. As grandes vantagens dessas ferramentas é oferecer PT&D acessível a todos o tempo todo e dar retorno aos gestores sobre o comportamento de consumo dos treinamentos;
Envolva as pessoas da franqueadora na elaboração dos treinamentos. Isso gera um maior engajamento de todos no processo;
Tome cuidado em ensinar não somente o "que" as pessoas devem fazer, mas, principalmente, "como" devem fazer. Neste ponto, os treinamentos práticos com a "mão na massa" são essenciais;
Em redes de franquias, o conhecimento não vem somente do franqueador para o franqueado. O caminho inverso também acontece, e, para isso, o papel do consultor de campo é fundamental.
Se o negócio do franchising é transferir expertise, cada pessoa ganha um valor enorme, pois a sua permanência na empresa representa a retenção de talentos e conhecimento, os quais são constantemente aprimorados por cada ser humano com sua capacidade criativa e infinita de aprender. O potencial do ser humano é infinito, por isso investir na gestão de pessoas e em treinamento e desenvolvimento pode trazer um retorno sem fim de possibilidades e crescimento para a sua empresa.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio