Sobre o Autor
Wagner Arnold Fensterseifer, da Pactum Consultoria Empresarial, crédito Arquivo Pessoal Foto: ARQUIVO PESSOAL/Arquivo Pessoal/Divulgação

Wagner Arnold Fensterseifer

Especialista da Pactum Consultoria Empresarial

Cinco alternativas para financiar uma startup

Existem diversos desafios para quem possui uma startup, ou para quem deseja começar uma. Não basta uma ideia com potencial de sucesso e um bom plano de negócios. O empecilho que geralmente impede as startups de começarem a operar ou de alavancarem seu crescimento é a falta de capital. Nesse ponto, também é importante inovar e ser criativo. Abaixo, confira algumas ideias de como obter recursos para o seu empreendimento:
1. Dinheiro próprio e de conhecidos: é a forma mais comum de financiamento de uma startup. O próprio empreendedor pode aportar recursos em seu negócio, ou pode convencer seus amigos e familiares de que a ideia pode se tornar um empreendimento de sucesso.
2. Investidor-anjo: recentemente regulamentada no Brasil, essa forma de obter recursos é bastante utilizada no Vale do Silício. Os recursos obtidos com investidores-anjo são comumente identificados como smart money, ou seja, além do valor econômico trazem consigo a experiência do investidor e as portas que ele pode abrir para o crescimento do negócio.
3. Investimento coletivo: também chamado crowdfunding, é uma forma de financiamento em que, ao invés de buscar recursos junto a um fundo de investimentos ou um banco, o empreendedor receberá aportes de um conjunto de investidores que podem aplicar valores baixos em troca de alguma recompensa ou produto produzido pela startup.
4. Subvenções, bolsas e editais: existem bancos e agências de fomento que possuem linhas de crédito subsidiadas ou até mesmo subvenções, tais como Bndes e Finep. Nesse caso, os juros praticados são bastante menores do que a média do mercado. No caso de editais para subvenção, pode-se até obter recursos sem a necessidade de contrapartida financeira.
5. Corporate venture: grandes empresas estão sempre em busca de inovação. Atualmente, existem diversas empresas investindo em startups em busca de novos mercados ou produtos inovadores. Existem variadas maneiras de realizar esse tipo de negócio, como joint venture, spin in, spin off e até mesmo a venda de participação acionária para uma grande corporação.
O mercado está com seus olhos voltados às startups e à inovação, por isso, existem muitas opções para financiamento de novos negócios. Não deixe a falta de dinheiro atrapalhar a sua ideia, basta conhecer todas as opções e escolher aquela que melhor se adapta à sua necessidade.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio