Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 19 de maio de 2017. Atualizado às 18h21.

Jornal do Comércio

Gastronomia e Vinhos 2017

COMENTAR | CORRIGIR

VINÍCOLAS

Notícia da edição impressa de 19/05/2017. Alterada em 19/05 às 18h27min

Gran Legado aposta em resgate de marca centenária

No final da década de 1990, a Gran Legado comprou a unidade da Maison Forestier, localizada no município de Garibaldi, na serra gaúcha. Quinze anos após essa transação, a empresa decidiu relançar a marca histórica, que teve papel fundamental no desenvolvimento desta região vitivinícola do Estado. A retomada, anunciada no final do ano passado, será consolidada este ano, com o lançamento de novos rótulos.
A Maison Forestier chegou ao Brasil na década de 1980 e se firmou, durante décadas, como uma das mais importantes fabricantes de vinhos finos no País. Em 1998, os vinhedos e instalações da Pernod-Ricard, gigante multinacional, foram adquiridos pela família Estefenon, dona da Tecnovin-Suvalan, fabricante de suco integral de uva e de outras frutas, e da Wine Park, da marca Gran Legado. Após negociações, o grupo adquiriu em 2015 os direitos sobre a marca Forestier.
Hoje, a vinícola promete renovação com a qualidade que marcou sua história. Paralelamente a esse retorno estratégico, a empresa do Vale dos Vinhedos pretende manter e impulsionar a Gran Legado, que se destaca no Brasil e no Exterior pela alta qualidade de suas bebidas. Até o final do inverno, novos rótulos não apenas no segmento de espumantes, mas também de vinhos premium, serão apresentados ao mercado. Entre os vinhos, destaque para dois brancos das variedades Riesling e Chardonnay.
O Forestier Nature Champenoise marcou o relançamento da grife. Com personalidade marcante, o espumante é elaborado pelo método tradicional, com as uvas Chardonnay e Pinot Noir. Em 2016, a Gran Legado trouxe a mercado também o vinho tinto Native Merlot/Tannat 2014, lançamento da marca, e o premiado espumante Gran Legado Brut Champenoise, com nova roupagem.
Enólogo da vinícola, Christian Bernardi afirma que a Maison pretende manter a produção pequena, controlada e diversificada para atender aos vários perfis de consumidores. O volume de 8 mil garrafas, entre os tintos e brancos, deve ser mantido. Segundo ele, a safra de 2016 foi desastrosa em termos de quantidade e não de qualidade, e a produção foi garantida pelos estoques. A safra deste ano deve seguir os moldes normais, com boa qualidade. Aproximadamente 80% das uvas da Maison é produção própria. A intenção, ao recriar a marca Forestier, foi unir a tradição de um nome centenário à experiência de mais de duas décadas da Gran Legado, afirma o enólogo.
O Gran Legado Brut Champenoise recebeu a medalha de Prata em Paris, França, no concurso Vinalies Internationales 2017. A tradicional competição mundial, é considerada uma das mais prestigiadas e acirradas do mercado mundial de vinhos e espumantes. Com mais esta medalha, a Gran Legado renova a rubrica de seu espumante, o brasileiro mais premiado internacionalmente. O concurso foi realizado entre os dias 25 e 28 de fevereiro e o júri de 150 provadores foi compostos por especialistas de todo o mundo, que analisaram quase 3,5 mil amostras de vinhos e espumantes de 40 nacionalidades.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia