A psicóloga e coach de carreiras de mulheres 
acredita que 'ter segurança é ser mais livre' A psicóloga e coach de carreiras de mulheres acredita que 'ter segurança é ser mais livre' Foto: CLAITON DORNELLES/JC

'O autoconhecimento empodera', diz coach

A psicóloga Patrícia Lemos, 44 anos, achou, no caminho do coaching, as respostas para as suas próprias indagações. No ramo desde 2011, ela auxilia pessoas no enfrentamento de medos, principalmente o de dirigir - o que acabou levando muitas pessoas ao seu consultório.
Um dos casos mais frequentes, segundo ela, é o de mulheres exigentes demais consigo mesmas e centralizadoras, o que resulta em estresse e medo de errar. Nesta entrevista, ela aponta alguns caminhos para desconstruir as crenças e os padrões limitantes.
GeraçãoE - Quais são os perfis das mulheres que te procuram?
Patrícia Lemos - Diversos, de diversas idades. Têm muitas que são rígidas, muito exigentes com as coisas. Então, elas são tão críticas que acabam não se permitindo muito errar, se cobram demais. Há também mulheres que são centralizadoras ao extremo. Que querem dar conta de tudo. E isso é um padrão que, na verdade, só sobrecarrega e gera estresse. Não precisa ser a melhor em fazer tudo, pode delegar funções.
GE - Quais são as questões que as mulheres mais enfrentam nas suas carreiras?
Patrícia - Há muito a questão de não estar identificada com aquilo que faz. Às vezes, faz porque precisa ganhar dinheiro, mas não é exatamente aquilo que gostaria de estar fazendo. O coaching vai proporcionar à pessoa conhecer e desenvolver suas habilidades. E ela vai encontrar alguma coisa que a deixe bem, com sentido na vida. É muito difícil ter um salário, um emprego, e não estar feliz com isso.
GE - O que tu aconselhas para quem busca mudar de carreira?
Patrícia - As consequências de tu não ires em busca do teu sonho são muito destrutivas. A pessoa fica infeliz, de mau humor, sem paciência.
GE - E o que se faz para mudar este cenário?
Patrícia - Se autoconhecer é a melhor ferramenta. Isso liberta, faz com que você se permita. Tem que trabalhar no alicerce para poder recomeçar. Destruir alguns padrões para reconstruir outros, ressignificar.
GE - E para quem está se lançando em empreender?
Patrícia - Ter coragem, que é agir com o coração. O autoconhecimento empodera. Saber de tudo aquilo que tu és ou não capaz de fazer. Quando tu tens conhecimento disso, podes, a partir daí, desenvolver habilidades ou agregar pessoas. E tem que olhar para as crenças limitantes. As crenças fazem com que tu limites tuas ações. Às vezes, a própria crença de que dinheiro não traz felicidade. Traz sim, te faz poder fazer coisas. Crenças são um conjunto de pensamentos que fazem com que tu leves a tua vida. Podes ter autonomia e liberdade de tomar decisões para seguir em frente. Ter segurança é ser mais livre.
GE - E como tu descobriste isso na tua própria vida?
Patrícia - Acho que tudo começa com crise. É quando a gente busca coisas para melhorar e evoluir. A crise é o ponto de partida, quando tu vês que precisa mudar.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( 0 )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio