Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 12 de março de 2017. Atualizado às 22h16.

Jornal do Comércio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

MÚSICA

Notícia da edição impressa de 13/03/2017. Alterada em 10/03 às 18h23min

Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre começa nesta terça

Ospa começa temporada amanhã com concerto na Ufrgs

Ospa começa temporada amanhã com concerto na Ufrgs


MARILIA LIMA/DIVULGAÇÃO/JC
Ricardo Gruner
Tem início amanhã a temporada 2017 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A apresentação integra a Série Ufrgs, uma das 11 categorias contempladas pela agenda que os músicos terão ao longo do ano. Entre as novidades, constam uma Caminhada Musical e o retorno do Concerto de Primavera, realizado no Jardim Botânico.
O primeiro compromisso do ano tem condução de Evandro Matté, diretor artístico da instituição. A atividade ocorre a partir das 20h30min, no Salão de Atos da Ufrgs (Paulo Gama, 110), com ingressos a R$ 30,00.
O programa inclui a Sinfonia 1º de Mozart e o Concerto para piano nº 3 de Mahler. "O primeiro é um dos mais tocados de Mozart", afirma o maestro, apontando que a segunda obra pode ser vista como um estímulo para os músicos: "É uma sinfonia complexa, de difícil execução e impactante do ponto de vista sonoro. Esses desafios fazem com que a Ospa eleve seu nível", encerra. A apresentação tem a presença do solista Alexandre Dossin, gaúcho de destaque internacional, como solista.
A Ospa volta ao palco da Ufrgs mais nove vezes nos próximos meses. Na capital gaúcha, outros espaços que recebem séries de concertos são o Auditório Araújo Vianna - incluindo uma data reservada à música instrumental gaúcha e uma para a já tradicional apresentação com repertório de trilhas sonoras de filmes - e o Theatro São Pedro. Para o teatro, uma das atrações programadas é a ópera Don Giovanni, de Mozart, nos dias 26 e 27 de agosto. O evento contará com direção de cena de Caetano Pimental (SP) e será a única ópera do ano.
Conforme o diretor artístico, o número reduzido deve-se a questões de logística. "Não temos estrutura necessária para uma programação de ópera mais extensa. A intenção é manter uma por ano e, quem sabe, mais adiante fazer uma por semestre", comenta Matté, ressaltando que a Ospa é uma orquestra de concertos.
Como novidade, o cronograma possui uma data reservada para uma atividade inspirada na programação da Noite nos Museus - evento que destaca um circuito de visitação a museus, em horário alternativo e com apresentações de artistas. A ideia da Caminhada Musical é promover um passeio pelo Centro Histórico, com recitais de pequenos grupos em diferentes locais - finalizando a trajetória dos espectadores com um concerto. Os espaços ainda não estão decididos, mas a data prevista é 23 de setembro.
A temporada de 2017 também marca o retorno do Concerto da Primavera, no Jardim Botânico. Com obras de Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe,  Piazzolla e Brahms, entre outros, o evento substitui a Serenata Sinfônica - realizada em 2016 - como atividade ao ar livre em Porto Alegre. Segundo Matté, que regerá a Ospa na ocasião, o plano é recolocar o espaço no calendário da orquestra, com apresentações anuais.
Outras atrações são programas em homenagem a Villa-Lobos, em celebração aos 130 anos do nascimento do compositor brasileiro, e a Wagner. O segundo deles terá condução de Gudni Emilson (Islândia/Alemanha), um dos estrangeiros convidados para a temporada. A lista de maestros internacionais ainda conta com nomes como Enrique Arturo Diemecke, diretor artístico do Teatro Colón, e Risto Joost, estoniano vencedor dos prêmios de regência Malko e Jorma Panula.
Quando estiverem em Porto Alegre, os visitantes praticarão na nova sala de ensaios da Ospa. Localizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari, o local é o primeiro espaço próprio da orquestra para essa finalidade - nos últimos três anos, as preparações para concertos aconteciam na Sala Elis Regina da Usina do Gasômetro. Os ensaios para o concerto de amanhã já ocorreram no endereço próprio.
Já fora da capital gaúcha, serão 10 compromissos em 2017. Ainda em março, os músicos vão a Cachoeira do Sul (dia 26) e Santo Antônio da Patrulha (28). Também estão garantidas na agenda dos próximos meses Jaguarão, Carazinho, Ijuí, Campo Bom, Osório e Rio Grande. Duas datas em dezembro ainda estão em aberto.
O programa completo está disponível pelo site www.ospa.org.br.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia