Ulisses Miranda

Estúdio Legal organizou técnicas para as empresas tirarem melhores resultados dos processos de brainstorming - onde a regra é dar ideias

Como fazer um bom brainstorming

Ulisses Miranda

Estúdio Legal organizou técnicas para as empresas tirarem melhores resultados dos processos de brainstorming - onde a regra é dar ideias

Os empreendedores gaúchos têm mais um auxílio em sua jornada. O Estúdio Legal orienta quem está iniciando e também quem está atrás de melhores resultados. Localizado na avenida Getúlio Vargas, nº 1.644, sala 603, em Porto Alegre, o Estúdio foi pensado pelo advogado Marcel Boff, de 34 anos, o especialista em marketing digital Lucas Cunha, 35, e o web designer Bruno Gomes, 35.
Os empreendedores gaúchos têm mais um auxílio em sua jornada. O Estúdio Legal orienta quem está iniciando e também quem está atrás de melhores resultados. Localizado na avenida Getúlio Vargas, nº 1.644, sala 603, em Porto Alegre, o Estúdio foi pensado pelo advogado Marcel Boff, de 34 anos, o especialista em marketing digital Lucas Cunha, 35, e o web designer Bruno Gomes, 35.
"A ideia é ser um ambiente para cocriação de forma colaborativa de modelos de negócios, estratégias digitais e marketing digital", explica Marcel. "Nosso foco principal é entender o comportamento do usuário, estudá-lo e trabalhar à frente dele", complementa Lucas.
Para chegar nisso, são usadas as ferramentas de Design Thinking - processo colaborativo que utiliza a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas com uma estratégia de negócio viável. Geralmente dividida em quatro etapas: Imersão, Análise, Ideação e Prototipagem. Na fase de Ideação, por exemplo, existem as chamadas sessões de brainstorming (troca de ideias, ou, na tradução literal do inglês, "tempestade cerebral"). Elas têm por finalidade gerar insights sobre determinado assunto.
Abaixo, o Estúdio Legal preparou algumas dicas de como conduzir uma sessão de brainstorming para tirar o máximo possível de informações e percepções:
1 Organizando o brainstorming: Seis é o número ideal de participantes, que pode variar de quatro a 12. É interessante misturar pessoas de diferentes níveis sociais e hierárquicos. Escolher um facilitador, um coordenador da sessão, e determinar quem ficará responsável por anotar as ideias.
2 Operacionalizar: Vale aqui ao coordenador da sessão, refrescar aos participantes quais os objetivos da discussão quando, porventura, o assunto se perder.
3 Roda livre: Vale tudo, ideias "loucas" ou cheias de humor são bem-vindas, não se deve temer ou barrar qualquer ideia que venha à cabeça, por mais ridícula que possa parecer. A crítica sensata terá sua hora, não antecipe por nenhum motivo.
4 Sem julgamentos: Uma a uma as ideias vão sendo pronunciadas e anotadas, mas a crítica positiva ou negativa deve ser adiada para uma outra etapa. Esta é a principal regra a ser observada durante qualquer sessão de brainstorming.
5 Quantidade: No brainstorming, não se está em busca de qualidade, mas sim de quantidade de ideias. Quanto maior o número de ideias, maiores serão depois as probabilidades de filtrar as boas.
6 Críticas ao brainstorming: Muitas vezes as ideias são apresentadas de forma tão confusa que torna difícil o seu refinamento, desenvolvimento e avaliação. Neste caso, recomenda-se que o coordenador da sessão ajude na construção da forma mais clara da ideia sugerida.
Ulisses Miranda

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