Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 14 de fevereiro de 2017. Atualizado às 21h29.

Jornal do Comércio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

MÚSICA

Notícia da edição impressa de 15/02/2017. Alterada em 14/02 às 17h04min

Série Álbuns, do eixo pop da Petrobras Sinfônica, apresenta concerto em Porto Alegre

Série Álbuns, do eixo pop da Petrobras Sinfônica, tem concerto na Capital

Série Álbuns, do eixo pop da Petrobras Sinfônica, tem concerto na Capital


LAÍS MOSS/DIVULGAÇÃO/JC
Michele Rolim
Depois de mais de quatro décadas, a Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes) segue se reinventando, ao mesmo tempo em que mantém o seu objetivo inicial: aproximar novos públicos da música de concerto. Fundada em 1972 no Rio de Janeiro pelo maestro Armando Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica completou 44 anos de existência e 30 anos de patrocínio da Petrobras ininterruptos. Atualmente, a Opes tem como diretor artístico e regente titular o maestro Isaac Karabtchevsky.
O seu mais recente projeto é a série Álbuns, que chega à Capital amanhã, com apresentação às 21h, ocupando o palco do Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685). O concerto Ventura Sinfônico apresenta uma releitura do CD da banda Los Hermanos. Um dos mais conceituados registros do grupo, Ventura é composto por hits como Cara estranho, O vencedor e Último romance, que ganharam arranjos inéditos, realizados por Marcelo Caldi.
A Orquestra - que já dividiu o palco com nomes como Gilberto Gil e Paulinho da Viola -, nos últimos anos, vem promovendo ações que dialogam com o legado do Carnaval carioca, por meio de parceria com o Monobloco. Segundo Felipe Prazeres, filho do fundador e regente da série, este projeto é diferente. "Nesta série, colocamos a orquestra em primeiro plano, convidamos dois cantores jovens para fazer a metade do álbum, e intercalamos o show com e sem voz mostrando que a orquestra é a estrela principal", diz o regente assistente e spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica. Ele completa: "Se você coloca uma banda ou um cantor muito famoso, geralmente a orquestra acaba ficando ofuscada". Os concertos contam com a participação de 40 músicos do conjunto e novos nomes da música brasileira, como Rodrigo Costa (Porto Alegre) e Roberta Campos (São Paulo).
Prazeres explica que esta será uma oportunidade dos fãs da banda curtirem as melodias do grupo de uma maneira diferente. "Cabe muito ao arranjador o sucesso de um projeto. Ter variações sobre os temas é maravilhoso, mas nesta série queremos que a melodia seja muito fiel à letra, para que o público cante junto. E Marcelo Caldi conseguiu realizar dessa forma", afirma.
Lançado em 2003 e produzido por Kassin, Ventura é o terceiro trabalho de estúdio na carreira do quarteto carioca formado por Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Rodrigo Barba e Bruno Medina. O disco é um dos mais queridos pelos admiradores na banda. Com Ventura, Los Hermanos conquistou ampla importância, virou fenômeno pop e viu sua legião de seguidores se multiplicar consideravelmente.
A orquestra, atualmente, atua em três eixos: clássico, urbano e pop. Ventura Sinfônica está dentro do último. Já o eixo urbano é composto por apresentações em espaços não convencionais para uma orquestra, como shoppings, escolas e hospitais. "O objetivo final é conduzir o público à música clássica, patrimônio que jamais pode ser esquecido", destaca Prazeres.
A nova turnê da orquestra, depois de passar por Porto Alegre, segue para São Paulo, nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Teatro Bradesco. O show tem ingressos à venda no site www.ingressorapido.com.br ou na bilheteria do local da apresentação. O valor das entradas varia entre R$ 80,00 e R$ 150,00.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia