Niágara Braga

Os conteúdos devem ser adaptados para cada uma delas de forma diferente

Aproveite o potencial das mídias sociais

Niágara Braga

Os conteúdos devem ser adaptados para cada uma delas de forma diferente

O Brasil é o país da América Latina que mais utiliza redes sociais, somando 93,2 milhões de usuários em 2016, conforme estudo da consultoria eMarketer. Devido ao seu alcance, não é novidade que as redes sociais são um canal potencial para divulgação de marcas, além de propiciar a proximidade com os clientes. Porém muitos empresários ainda não sabem utilizá-las estrategicamente.
O Brasil é o país da América Latina que mais utiliza redes sociais, somando 93,2 milhões de usuários em 2016, conforme estudo da consultoria eMarketer. Devido ao seu alcance, não é novidade que as redes sociais são um canal potencial para divulgação de marcas, além de propiciar a proximidade com os clientes. Porém muitos empresários ainda não sabem utilizá-las estrategicamente.
A empresa de comunicação Fabulosa Ideia realiza cursos sobre planejamento e gestão de mídias, direcionado a profissionais da área e empreendedores interessados. Participamos de um deles, promovido por Rafael Terra, e trazemos algumas dicas importantes para quem deseja utilizar as redes como ferramenta de comunicação empresarial:
>>Esteja preparado: Estar nas redes sociais também significa estar aberto a feedbacks e ao diálogo com os clientes. É importante avaliar se a empresa está aberta a obter feedbacks negativos, não só positivos. Antes de dar o pontapé virtual, é interessante pesquisar o que estão falando sobre sua empresa.
>>Diferencie-se: Conhecer a popularidade dos concorrentes e estudar suas estratégias virtuais é fundamental para escolher o seu posicionamento. É necessário diferenciar sua marca, através da linguagem, da identidade visual e da abordagem. Muitas empresas escolhem criar uma "persona" divertida para atrair os usuários. A ideia é cativar os clientes, humanizar a marca.
>>Escolha as redes ideais para seu negócio: Apesar de serem mais usuais, Facebook, Instagram e Twitter não resumem o mercado das mídias. Há empresas que apostam também no LinkedIn, Slide Share, Snapchat, Pinterest e Flickr. É preciso escolher as principais redes. Quanto maior o número de canais que sua empresa estiver sendo divulgada, melhor.
>>Cada rede deve ter um conteúdo próprio: "Replicar" uma postagem de uma rede para outra não é indicado, pois cada canal possui suas especificidades. O ideal é oferecer materiais diferentes em cada um, explorando o potencial das plataformas. Dessa maneira, o cliente é estimulado a acompanhar todos os canais, pois obtém atrações novas em cada um.
>>Fazer anúncios é uma necessidade: Geralmente, menos de 10% do alcance das postagens é de origem orgânica. Investir na plataforma se tornou algo necessário, porém é preciso saber segmentar seu anúncio para que seja eficiente. A dica é definir bem o público.
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