Christopher participou de evento na UniRitter e falou da relação entre empreendedorismo e gastronomia Christopher participou de evento na UniRitter e falou da relação entre empreendedorismo e gastronomia Foto: THAIS SILVEIRA/UNIRITtER/DIVULGAÇÃO/JC

Responsabilidade do chef é manter seu negócio

Christopher Koetke nasceu em Chicago, nos Estados Unidos. Em recente passagem por Porto Alegre, ele preparou um pato aos alunos da UniRitter - uma atividade que faz parte de sua função como vice-presidente da área de Gastronomia da rede Laureate. No evento, que contou com a presença de influenciadores digitais, ele deixou claro que culinária e empreendedorismo são assuntos inseparáveis. "Temos que saber sobre Contabilidade, fazer programas de TV, de Recursos Humanos, de equipamentos, sustentabilidade e mais. Mas se não tiver lucro, a gente perde o nosso negócio", disse o norte-americano. Leia a entrevista completa.
GeraçãoE - Como você conecta empreendedorismo com gastronomia?
Christopher Koetke - Quando ensinamos gastronomia, não se trata apenas de cozinhar, mas de negócios. Os chefs são empresários e empresárias. Nós temos que garantir todos os princípios do negócio nos currículos. E, enquanto estivermos cozinhando, precisamos lembrar do negócio como um todo.
GE - Nesse contexto, qual a responsabilidade principal do chef?
Christopher - É uma pergunta que eu adoro responder. Os chefs têm de fazer tudo, de verdade. Temos que ser experts em cozinhar, em ingredientes, sustentabilidade, nos equipamentos que usamos, temos que fazer os clientes felizes e precisamos ser espertos em termos de negócios. E a realidade é que nossa maior responsabilidade é garantir que nosso negócio permaneça no mercado. Então é sobre lucratividade. Se eu posso fazer bons negócios e o cliente quer voltar, perfeito.
GE - Você acha que a cozinha é um lugar estressante para se trabalhar?
Christopher - As cozinhas, definitivamente, são estressantes. Mas é engraçado, porque quem ama o que faz, quem passa muitos anos na cozinha, gosta desse estresse. Chefs são viciados em adrenalina. Nós amamos a ação, quando há muitas coisas acontecendo. Então, se alguém de fora nos vê, pode achar que estamos estressados, só que não estamos. Estamos felizes por dentro.
GE - Como deve ser tratada a questão da sustentabilidade na cozinha?
Christopher - Nós estamos muito comprometidos com isso na Laureate há, aproximadamente, 13 anos. Dividimos o assunto em quatro partes: alimento, energia, água e descarte. Numa cozinha profissional, usamos muita energia, usamos muita água e geramos muito lixo. Seria muito errado não ensinar sustentabilidade, pois essa é a maior questão global.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio