Sobre o Autor
Rafael Prikladnicki, Diretor do Tecnopuc Foto: MARCELO G. RIBEIRO/Bruno Todeschini/Pucrs/Divulgação/JC

Rafael Prikladnicki

diretor do Tecnopuc

O futuro do trabalho e os ecossistemas de inovação

Vivemos em uma era digital. Para alguns, já estamos na era pós-digital. Mas a maioria das pessoas se orienta ou age com um mindset industrial. Qual a diferença?
Na era industrial, passamos da produção artesanal para a produção em série e padronizada. Na digital, temos a invasão da tecnologia e na era pós-digital temos a presença da tecnologia a ponto de não a notarmos.
Isso abriu caminho para organizações exponenciais, as quais crescem em um curto espaço de tempo e escalam o mercado mais rápido do que as concorrentes. Exemplos? Github, Airbnb, Uber, Indiegogo, Google, Kaggle, Quirky, Tumblr, Reddit e Etsy.
Como, então, uma organização industrial evolui seu modelo de negócio? Como se transforma em exponencial? Investindo em inovação. A Blockbuster podia ter comprado a Netflix, mas não enxergou os sinais de mudança. O mesmo ocorreu com a Kodak, que não percebeu uma oportunidade de mercado com a chegada da fotografia digital. A GM fez diferente. Comprou a Cruise, startup de carros autônomos.
Porém, não basta investir em inovação e manter a visão industrial. É preciso se adaptar. Evoluir. Recomenda-se criar organismos externos independentes, que transpirem inovação, sem os vícios da empresa. É preciso abrir a porta e sair.
Qual o destino? Ecossistemas de inovação são candidatos naturais a receber esses organismos. Nesses ambientes, há ideias, startups, conhecimento, pessoas, e se respira inovação. Há potencial para apoiar empresas a encararem uma era onde praticamente tudo será exponencial. Empresas estão buscando estes ambientes ativos para desenvolver suas estratégias de inovação.
No Tecnopuc, nos últimos dois anos pelo menos, quatro grandes empresas instalaram laboratórios com esse fim. Pequenas bolhas de inovação. O contato com o ecossistema e os ativos intangíveis baseados em conhecimento encorajam as empresas a refletirem sobre sua atuação.
Uma nova era está mais perto do que imaginamos, pressionada por uma visão cada vez mais exponencial. Entender e oferecer respostas é parte de nossa missão como empreendedores de ecossistemas de inovação no País.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( 0 )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio