Sobre o Autor
Giuliano Machado é Gerente de Atendimento e Relacionamento com o Cliente da Mega Sistemas Corporativos Foto: Assessoria Dezoito/Divulgação/JC

Giuliano Machado

Gerente de atendimento e relacionamento com clientes da Mega Sistemas Corporativos

Gamification e a arte de promover o engajamento entre a geração Y

Um dos grandes desafios dos gestores no dia a dia corporativo está relacionado a como engajar os colaboradores, sobretudo aqueles que pertencem à geração Y. Afinal, motivar e reconhecer um bom trabalho se torna uma influência positiva nos negócios de empresas dos mais variados segmentos.
De acordo com alguns estudos, esta nova geração de profissionais apresenta características em comum, como, por exemplo, conexão da vida pessoal com a profissional, flexibilidade de horários, inquietação, impaciência, imediatismo, alta remuneração e desejo de chegar rapidamente a cargos de liderança. Outro ponto que chama a atenção é o fato de que, na maior parte dos casos, são pessoas avessas a vínculos e que, por consequência, ficam pouco tempo em cada empresa. Se não conquistam aquilo que imaginam em curto prazo, não hesitam em começar novamente. Fazendo uma analogia ao mundo dos games (tão presente na vida desta geração), é como se tivessem jogando, precisassem fazer "mais e melhor" e, assim, conseguissem avançar para a próxima fase.
No entanto, para muitos especialistas, tempo é sinônimo de experiência. E, neste contexto, é preciso que os gestores se adaptem a esta nova realidade e busquem por métodos que gerem o tão desejado engajamento. Neste universo, diversas são as metodologias utilizadas, entre elas o Gamification.
Para quem ainda não sabe sobre o que se trata, é um conceito estratégico, aplicável a qualquer segmento do mercado. Por meio da adoção de jogos, promove a interação entre pessoas, envolvendo-as de maneira lúdica a fim de atingir um objetivo, trazendo não apenas resultados positivos pessoais e profissionais, como também leveza ao ambiente organizacional. Com criatividade, estudo e planejamento, faz com que os colaboradores alcancem (e até superem) metas com facilidade, deixando-os mais felizes e orgulhosos por suas conquistas.
E por que isso daria certo? Alguns números podem ajudar a responder a essa pergunta. Segundo estimativas do M2 Advisory Group, foram investidos, em 2016, US$ 2,8 bilhões em gamificação ao redor do mundo. Hoje, mais de um bilhão de pessoas se consideram jogadores ativos em todo o mundo. Destes, 92% são crianças com até dois anos de idade que já jogam por meio de algum dispositivo, como, por exemplo, os smartphones ou tablets dos seus pais. No Brasil, cerca de 60 milhões de brasileiros possuem um console na sua residência. Não à toa que usar jogos para engajar colaboradores tem se mostrado desafiador.
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