Roberta Fofonka

Me aventurei num projeto de financiamento coletivo

Roberta Fofonka

A ideia era simples, mas ousada: queríamos fazer um dossiê jornalístico sobre todos os teatros e salas de ensaio públicos de Porto Alegre. Com o esforço de quatro jornalistas - eu, a Adriana Lampert, a Naira Hofmeister e a Michele Rolim - criamos o Dossiê Palcos Públicos de Porto Alegre no Catarse, e acreditávamos que era impossível não sair do papel com o engajamento das pessoas. Mas aí é que está: é preciso engajar. E isso exige trabalho e esforço para passar a sua mensagem a ponto de alguém querer doar seu dinheiro para viabilizá-la. Ainda que, no nosso caso, seja um produto voltado para o interesse das pessoas e da comunidade.
A ideia era simples, mas ousada: queríamos fazer um dossiê jornalístico sobre todos os teatros e salas de ensaio públicos de Porto Alegre. Com o esforço de quatro jornalistas - eu, a Adriana Lampert, a Naira Hofmeister e a Michele Rolim - criamos o Dossiê Palcos Públicos de Porto Alegre no Catarse, e acreditávamos que era impossível não sair do papel com o engajamento das pessoas. Mas aí é que está: é preciso engajar. E isso exige trabalho e esforço para passar a sua mensagem a ponto de alguém querer doar seu dinheiro para viabilizá-la. Ainda que, no nosso caso, seja um produto voltado para o interesse das pessoas e da comunidade.
A primeira tentativa, feita em agosto, era cara e não deu certo. Partimos para uma nova estratégia, mais simples e enxuta, que é uma investigação especialmente voltada para a Usina do Gasômetro, órgão público que está em vias de fechar para obras, que tem projetos não concluídos e que atualmente garante a sobrevivência de muitos grupos de dança, teatro, música e a circulação de trabalhos de artes visuais e cinema da Capital.
No nosso caso, a jornada do financiamento coletivo foi uma opção para conseguirmos fazer um jornalismo independente e sem limites editoriais para seguir com a apuração. Uma reportagem que possa ser extensa, com resgate histórico, contexto, pente-fino nas contas públicas, vídeos, áudios, depoimentos e comprovação dos fatos. Entregar à sociedade aquilo que os suplementos de cultura do Estado não têm espaço, colocar o assunto em pauta.
Se você quiser financiar um projeto via crowdfunding, precisa saber que o trabalho começa muito antes. Na divulgação nas redes sociais, estando presente em eventos que tenham a ver com o seu projeto, falando com todas as pessoas que puder e se sentir a pessoa chata que fica pedindo contribuição em dinheiro aos outros. Mas você sabe que o seu projeto é bom e que vai ter um impacto positivo na realidade das pessoas, então é preciso encarar tudo isso. No nosso caso, impacta na realidade de uma cidade inteira.
Então, já vou aproveitar para divulgar: a campanha Dossiê Palcos Públicos de Porto Alegre - Etapa Usina do Gasômetro encerra no dia 1º de dezembro, à meia-noite. Ainda dá tempo de contribuir, com valores a partir de R$10,00! Falta muito pouco para atingirmos a meta. Agora é cruzar os dedos e seguir na luta. 
Roberta Fofonka

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