Sobre o Autor
Fabiana Schneider, da FGV Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/JC

Fabiana Schneider

professora do Isae/FGV, de Curitiba

O currículo em papel ainda existe?

Vou começar com uma pergunta provocativa: você acha que o curriculum em papel ainda existe? Mesmo em tempos da "era da informação", acredite ou não, é necessário você ter seu Curriculum Vitae (CV) à disposição, on-line ou em papel, bem-escrito, atualizado, de preferência em até duas folhas, citando as principais palavras-chave sobre você ou suas próprias "hashtags" e suas experiências profissionais, além de "vender" seus melhores projetos e resultados alcançados nas empresas em que trabalhou.
Mas como um headhunter, como eu, vai poder conhecer você e incluí-lo em um processo seletivo em que está trabalhando se seu CV em papel estiver apenas com você? O LinkedIn resolve este problema. Se você tiver um perfil on-line e em rede, atualizado e idêntico ao seu CV, nesta que é a maior rede social profissional da atualidade, com mais de 400 milhões de usuários no mundo, fica muito mais fácil, rápido e assertivo aos recrutadores poderem encontrá-lo.
Se você está trabalhando, o LinkedIn é uma ótima plataforma de networking e benchmarking sobre projetos semelhantes aos que você trabalha hoje, trocando cases de sucesso, de fracasso ou dificuldades na implantação. E ainda poder ouvir uma proposta de emprego interessante para um novo projeto, por que não?
Já se você está em transição de carreira e busca uma nova recolocação no mercado, ele é uma excelente ferramenta gratuita para buscar oportunidades. Inclusive compartilho uma dica valiosa sobre busca de vagas no LinkedIn, tanto no site quanto no aplicativo (LinkedIn Jobs): na aba "empregos", selecione possíveis nomes de cargos e segmentos de atuação e assim busque por diversas opções de palavras-chave, empresas, localidades geográficas (CEP). Depois de selecionadas as mais aderentes, salve suas pesquisas e coloque no alerta diário. Pronto! Assim você acompanha as vagas publicadas no LinkedIn, que são bem mais estratégicas que outros sites de empregos. E fique tranquilo, pois estes alertas e todas suas candidaturas a vagas poderão ser vistas apenas por você mesmo.
Vale lembrar que esta mesma dica pode ser usada para quem está insatisfeito com seu trabalho atual e quer saber passivamente como anda o mercado de trabalho, pois assim pode mapear o mercado por meio das vagas abertas para sua área, cargo ou segmento buscando por títulos semelhantes ao seu hoje, por exemplo. E caso não encontre nenhuma vaga para seu perfil ou encontre vagas pouco aderentes, reflita bem sobre sua real insatisfação.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( 0 )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio