'Coca-Cola tem papel de levar espírito olímpico'


, do Rio de Janeiro
, do Rio de Janeiro
As Olimpíadas Rio 2016, que começaram na semana passada, representam um experimento para a Coca-Cola. Em 88 anos de parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), é a primeira vez que a marca tem um espaço próprio dedicado a jovens fora do Parque Olímpico.
A Parada Coca-Cola foi montada no Armazém 3, no Porto Maravilha, e reúne shows, transmissões e uma loja com produtos licenciados. Nesta entrevista, o vice-presidente da empresa para os Jogos Olímpicos, Flávio Camelier, fala sobre o projeto.
GeraçãoE - Como é a decisão da Coca-Cola em patrocinar o evento?
Flávio Camelier - Os princípios e valores do Comitê Olímpico Internacional são muito parecidos com o que a marca Coca-Cola acredita. Falamos de paz, otimismo, felicidade, tudo isso é muito parecido. Então, na verdade, quando você fala de um evento global que tem uma visibilidade enorme, é claro que uma marca como a nossa é importante. Mas a gente nem chama isso de patrocínio. Na verdade, temos uma parceria a longa data, que é de benefício mútuo.
GE - O que se ganha além de visibilidade e vendas num caso como esse?
Camelier - A gente tem visibilidade para a marca, mas vemos o papel da Coca-Cola em trazer o espírito Olímpico para a população. E isso, para a gente, é importante. Isso é ouro.
GE - A Parada Coca-Cola foi toda pensada para o jovem. Por quê?
Camelier - A expertise da Coca-Cola é falar com o jovem. O Comitê Olímpico Internacional vê na Coca-Cola o seu principal parceiro para fazer os jogos cada vez mais se modernizarem e atraírem jovens para o movimento Olímpico. Então, na verdade, é uma via de mão dupla. A gente conecta os jogos de uma maneira diferenciada com os jovens, isso gera uma melhor conexão da marca com os jovens brasileiros e, ao mesmo tempo, faz com que eles se conectem muito mais com os Jogos Olímpicos também.

Atleta empreendedor

Durante a coletiva da Coca no Rio, o atleta de canoagem e ex-Big Brother Fernando Fernandes foi apresentado como um dos embaixadores da marca durante as Olimpíadas. Como em São Paulo ele toca o Instituto Fernando Fernandes, que ajuda pessoas com deficiência a se aproximarem do esporte, pedimos que ele falasse sobre empreendedorismo: "Empreender é você saber administrar a sua carreira, a sua vida, principalmente para um atleta, que o produto é ele. A gente tem que saber vender a nossa imagem, captar através da nossa imagem. Então, não basta você ser só atleta, você tem que saber lidar com tudo que está em seu entorno".