Inteligência Emocional e o sucesso profissional

O Quociente de Inteligência (QI) ainda é importante, mas é a Inteligência Emocional (também chamada de QE) a protagonista no mundo dos negócios de hoje

Atualizado em 30/06/2016 09:17

Há muito tempo falo sobre a importância de termos uma Inteligência Emocional bem desenvolvida para termos sucesso profissional. Mas o que é Inteligência Emocional? Conceito presente na Psicologia, criado pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman, que é basicamente a capacidade de uma pessoa em perceber, compreender, avaliar e administrar as suas emoções e também as emoções das pessoas que a cercam.
O famoso Quociente de Inteligência (QI) ainda é importante, mas é a Inteligência Emocional (também chamada de Quociente Emocional - QE) a protagonista no mundo dos negócios de hoje. Há pesquisas científicas, publicadas em revistas do segmento, que comprovam isso. "Pessoas com altos níveis de QI são superadas 70% das vezes por pessoas emocionalmente inteligentes."
A Inteligência Emocional, segundo Goleman, pode apresentar cinco habilidades específicas: autoconhecimento emocional; controle emocional; automotivação; empatia; e capacidade de desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais). Sabemos que apresentar todos esses fatores não é nada fácil, precisamos aprender a desenvolver a autocrítica e a reflexão acerca das nossas emoções.
O bom humor e o ótimo relacionamento estão entre as características de uma pessoa que possui Inteligência Emocional. E, aos poucos, as empresas começam a perceber o quanto isso é vital na hora da escolha de profissionais para cargos de gestão, que assumirão liderança de equipe.
Uma pesquisa realizada em 2014 e 2015 pela Talentsmart Consultoria Empresarial, de San Diego, Estados Unidos, comprovou que o QE pode ser mais determinante para o sucesso na carreira profissional de uma pessoa do que o famoso QI. Separar questões profissionais das pessoais é outro fator que se refere à Inteligência Emocional. Saber administrar as emoções domésticas e ter foco nas questões profissionais é essencial nesses tempos, ainda mais difíceis em função de todo contexto social, econômico e político que estamos vivemos em nosso País.
Todos possuem a capacidade para desenvolver a sua Inteligência Emocional, mas é preciso compreender o quanto isso é essencial para a sua vida profissional.
 
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Sobre o Autor
 Ana Paula Megiolaro crédito arquivo pessoal  Foto: ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC

Ana Paula Megiolaro

Consultora e educadora corporativa
Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio
Redes Sociais