Henkel: população acima dos 60 
anos passa 57 minutos por dia na internet Henkel: população acima dos 60 anos passa 57 minutos por dia na internet Foto: ANTONIO PAZ/JC

Marcas precisam olhar para o idoso na web

Publicitário Martin Daniel Henkel lançou a pesquisa A nova terceira idade hiperconectada

A SeniorLab, empresa de Inteligência em Mercado Sênior, lançou, recentemente, a pesquisa A nova terceira idade hiperconectada. O publicitário Martin Daniel Henkel, que comanda o projeto, ressalta que o propósito da iniciativa é "ajudar as empresas a se relacionarem melhor com o consumidor de 60 anos ou mais".
GeraçãoE - Para o mercado sênior, quais resultados devem ser levados em consideração pelas marcas?
Martin Daniel Henkel - A população 60 definitivamente aprendeu a utilizar e gostou da internet. Hoje, 15,3% deles têm perfil no Facebook no Brasil. São 3,9 milhões de pessoas, sendo que todos os dias 83% delas acessam a internet e ficam na web em média 57 minutos. As marcas precisam se preparar para utilizar adequadamente a internet como canal de relacionamento com esse público. Além disso, 49% fazem ou já fizeram compras via e-commerce e o smartphone já ultrapassou o PC e notebook como meio de acesso. O WhatsApp é utilizado por 89% dos portadores de smartphone. Para os jovens, a internet é a janela para "sair de casa". Para os 60 , a internet é a porta para "trazer" a família e os amigos para dentro.
GE - O que devemos lembrar sobre essa fase da vida?
Henkel - A atenção dividida é algo importante. Trata-se de uma habilidade natural que nos permite fazer ou perceber várias coisas ao mesmo tempo. A partir da meia idade, e com maior ênfase quando entramos na terceira idade, esta capacidade vai ficando cada vez mais restrita. É um processo normal do envelhecimento, mas que tem grande impacto nas relações de venda ou prestação de serviços, por exemplo. Imagine a seguinte situação: um cliente de 70 anos de idade entra em uma loja para pesquisar mais detalhes sobre uma TV. Ele pergunta ao vendedor o que deseja e vira sua atenção para o equipamento. Observa o design, se vai caber no seu rack, a nitidez da imagem. Enquanto isto, o vendedor está falando os detalhes, o preço e as condições especiais de pagamento. O problema que o vendedor não sabe é que o cliente não escutou quase nada do que ele falou porque sua atenção principal estava voltada para a TV. A redução da atenção dividida poderá fazer o vendedor perder a venda.
GE - Podemos dizer que o idoso consome diferente?
Henkel - O consumo da população sênior é completamente diferente hoje dos sêniores de 15, 20 anos atrás. O mantra da nova terceira idade é "carpe diem", frase do poeta Horácio em latim, que significa aproveite o dia. Eles já criaram, educaram seus filhos, que não moram mais na mesma casa, seus bens e imóveis já estão pagos, são bastante controlados financeiramente e querem aproveitar e desfrutar desta fase da vida. Querem viajar mais, procuram qualidade nos produtos que consomem e experiências agradáveis nos serviços que escolhem. São grandes consumidores de alimentos pré-cozidos, descascados e picados, como na seção de verduras, sucos naturais prontos, adoçantes, produtos com menos sódio e alimentos funcionais, como suplementos para terceira idade, margarinas com ômega3 e por aí vai. Antes, as escolhas eram para a família, agora é a vez deles. São exigentes, críticos e têm grandes expectativas a respeito das marcas e empresas que dão sua preferência. Os deslizes são fatais.
GE - Por que a pesquisa?
Henkel - Há muito para ser entendido e descoberto. Os aspectos do uso e domínio da tecnologia serviriam para causar o impacto necessário hoje. As referências do comportamento dos 60 ainda estão muito presas ao passado. Queremos dar luz a este novo 60.
>> Veja a pesquisa completa aqui
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( 1 )
  1. Sidnei Goncalves

    Parabéns Mauro e Martin Henkel pelo artigo e,claro, pela pesquisa. Estamos na UP2Place ifazendo um trabalho muito interessante para um cliente. Este trabalho é um processo de comunicação digital com este público! Estamos entusiasmados com os resultados. Abraço Sidnei

Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais