Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sábado, 04 de junho de 2016. Atualizado às 19h53.

Jornal do Comércio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

ESPETÁCULO

Notícia da edição impressa de 25/05/2016. Alterada em 24/05 às 16h52min

O autêntico tango portenho se apresenta no Theatro São Pedro

Espetáculo Tango...Viaje al sentimiento é atração no Theatro São Pedro

Espetáculo Tango...Viaje al sentimiento é atração no Theatro São Pedro


REGINA SIMÕES/DIVULGAÇÃO/JC
Ricardo Gruner
O dia 25 de maio tem significado especial na Argentina: é quando celebra-se a revolução que resultou na independência do país. Coincidentemente, é nesta quarta que Porto Alegre recebe o espetáculo Tango...Viaje al sentimiento, como parte de programação internacional das comemorações do Bicentenário da Independência. O espetáculo acontece no Theatro São Pedro (Mal. Deodoro, s/nº), às 21h. Tíquetes podem ser adquiridos por valores entre R$ 70,00 e R$ 150,00 na bilheteria local ou pelo site www.compreingressos.com.
A apresentação reúne cinco músicos e sete bailarinos. Com coreografias de Roberto Zuccarino e direção-geral de Ruben Ali, o show busca destacar a essência do tango portenho através de sua melodia característica, dança e poesia em várias épocas - do tradicional ao moderno, sem esquecer de Astor Piazzolla. As duas vertentes que sobressaem no repertório são o tango salon e o tango show. Conforme Ali, o primeiro é aquele praticado no circuito das milongas, como são chamadas as casas dedicadas ao estilo. "A estrela da noite é a dança, mexe com os sentimentos... O tango show é mais coreográfico, com apresentação de artistas", explica ele, que vive na ponte aérea Brasil-Argentina há duas décadas.
O espetáculo vem pela primeira vez à Capital gaúcha - e com algumas novidades. Desde sua criação, foram alterados poucos elementos, como o figurino, por exemplo. Entretanto, a turnê de 2016 ganhou o reforço do cantor Guillermo Galvé, contemplado com o Prêmio Platino 2015. Ele é protagonista da orquestra Sexteto Mayor, que já levou o tango argentino a diversos países e recentemente passou por palcos de Israel.
Outra atração da atividade é uma homenagem ao poeta Alfredo Le Pera - o qual foi letrista de canções de Carlos Gardel como Volver; El dia que me quieras; Por una cabeza; e Mi Buenos Aires querido. O artista morreu junto a Carlitos, em um acidente, e era natural de São Paulo, embora seu nome não seja muito festejado no Brasil. Conforme o diretor-geral do espetáculo, na própria Argentina também não há muito reconhecimento sobre o seu papel. "Alfredo Le Pera nunca fez questão de aparecer. Ele não é tão conhecido, só no cenário tangueiro", comenta o realizador, antecipando a homenagem: "Há um vídeo de poucos minutos onde fazemos uma síntese de como a dupla se conheceu e o que fizeram juntos. E temos a palavra dos dois gravada. Depois, Calvé canta duas músicas famosas escritas por Alfredo Le Pera".
Já no palco, três gerações de artistas ditam o ritmo da noite: Nicolás Maceratessi (bandoneón), Facundo Benavidez (bajo), Tomás Nine (piano), Madoka Ikeya (violino) se encarregam da parte instrumental. A dança fica a cargo de Robeto Zuccarino, Roxane Camargo, Germán Filipeli, Rocio Leguisamón, Nicolás Filipeli, Elena Demo e Hinos Filipeli. "Faço questão que meus bailarinos percorram as milongas independentemente que façam apresentações casas de shows. É a única maneira de manter a essência", revela o diretor-geral.
Com a vinda à Capital gaúcha apoiada pelo Consulado Geral da Argentina, Tango...Viaje al sentimiento está circulando pelo Brasil desde o desenvolvimento do espetáculo. O interesse do público do País vem correspondendo tanto que, por enquanto, Ali se limitou a estudar propostas de outras localidades - como Europa e Colômbia. "Vocês têm um continente aqui", justifica ele, citando a demora em vir a Porto Alegre como exemplo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
candido alfredo silva leal 04/06/2016 19h12min
Assisti o magnífico espetáculo. Realmente grandes artistas. Parabenizo os seus organizadores. Entretanto, lamentei não terem sido nominados os tangos executados, músicos e bailarinos, pois não ficamos sabendo quem estava se exibindo.n