Projetos paralelos no ramo da moda

Em tempos de vacas magras, é importante criatividade para se reinventar e manter a estabilidade financeira

Atualizado em 07/04/2016 08:50

Em tempos de vacas magras, é importante criatividade para se reinventar e manter a estabilidade financeira. É nesse período que, muitas vezes, vale a pena tirar aquele sonho do papel, analisar as possibilidades de mercado e se arriscar em uma segunda profissão complementar ou em um hobby que possa ser remunerado.
E, na tentativa de mudar de carreira e engrenar em uma segunda profissão, é crescente a procura por formações e qualificações no ramo da moda. Talvez porque tenha crescido o número de serviços e de possibilidades do segmento ou pelos cursos e formações serem mais recentes em relação a outras áreas. É notável o fato de profissionais de outras áreas migrarem para a moda.
O grande impeditivo ainda pode ser o tempo e investimento dispendido para a empreitada, além de, depois, haver o tempo para reestabelecer o negócio. Na Europa e nos Estados Unidos, existem modalidades de formações de curta duração e com qualidade. Mais recentemente, esse movimento se fortaleceu no Brasil. É fato que facilita e muito a decisão de uma nova empreitada se o período empregado na formação for mais curto.
Entre as possibilidades de atuação no ramo de serviços, a consultoria de imagem é uma ótima opção, já que o investimento é basicamente na formação, sem necessidade de locação de espaço e em estoque e material. O processo de coaching também pode ser aplicado à imagem pessoal e tem feito sucesso no Brasil e em outros países. A diferença básica entre o coaching de imagem e a consultoria de imagem é a metodologia dos atendimentos, o acompanhamento e o processo de autoconhecimento, ganho em autoestima e autonomia.
Em um mundo cada vez mais competitivo e mercado profissional cada vez mais exigente, tem sido notável o quanto a imagem adequada torna-se fundamental nas mais diferentes situações. Quando comparamos currículos idênticos, a apresentação pessoal, postura e vestimenta fazem a diferença. Quando falamos em empreendedores, então, os clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência acirrada - e não se pode ignorar a imagem pessoal.
Por outro lado, a moda, suas ofertas e a falta de conhecimento sobre a linguagem não-verbal não facilitam em nada a escolha da imagem adequada para quem é leigo no assunto.
O ditado "imagem não é tudo" tem relevância, mas com certeza é uma parte importante que precisa de atenção. Em tempos de fazer a diferença, qualificar-se na área pode ser uma grande oportunidade de abraçar um nicho de mercado crescente e mais valorizado, capaz de atender diferentes segmentos e públicos.
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Sobre o Autor
 GeraçãoE Vandressa Pretto Foto Divulgação  Foto: DIVULGAÇÃO/JC

Vandressa Pretto

Diretora da Ecole Supérieure de Relooking no Brasil
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