Roberta Fofonka

Conheça o projeto que é porta-voz da cidade nas mídias sociais

Porto Alegre é digital: setor de comunicação funciona como startup dentro da prefeitura

Roberta Fofonka

Conheça o projeto que é porta-voz da cidade nas mídias sociais

Criado em 2013, o PoaDigital é uma estrutura de inovação dentro da prefeitura de Porto Alegre focada em relacionamento nas mídias digitais e abertura de dados. Funcionando como porta-voz da prefeitura nas redes e com mais de 100 mil seguidores no Twitter, o projeto já ganhou reconhecimento internacional e serve de exemplo para projetos semelhantes em São Paulo, Pelotas, Joinville, Londrina e Quito, no Equador. Tudo isso, garante o capitão do projeto, Thiago Ribeiro, só é possível com uma equipe integrada do começo ao fim e o apoio do prefeito José Fortunati. Conheça mais sobre o funcionamento do PoaDigital:
Criado em 2013, o PoaDigital é uma estrutura de inovação dentro da prefeitura de Porto Alegre focada em relacionamento nas mídias digitais e abertura de dados. Funcionando como porta-voz da prefeitura nas redes e com mais de 100 mil seguidores no Twitter, o projeto já ganhou reconhecimento internacional e serve de exemplo para projetos semelhantes em São Paulo, Pelotas, Joinville, Londrina e Quito, no Equador. Tudo isso, garante o capitão do projeto, Thiago Ribeiro, só é possível com uma equipe integrada do começo ao fim e o apoio do prefeito José Fortunati. Conheça mais sobre o funcionamento do PoaDigital:
>> Confiança: Trabalhar a relação de um órgão público nas redes sociais é uma questão de construção de confiabilidade. "Hoje, as pessoas enxergam na gente um interlocutor confiável", afirma Thiago. Ele vê a iniciativa como um espaço para se relacionar melhor com o cidadão e fortalecer o conceito de cidade.
>> Linguagem e Informação: Ribeiro preza que a abordagem possa ser leve e descontraída, mas que tenha muito compromisso com a informação. "Não podemos abdicar do papel de prestação de serviços, porque não se pode ser negligente com o cidadão. Nem abrir mão do conteúdo para o número de likes", exemplifica.
>> Inspiração: Uma das maiores inspirações do PoaDigital é o New York City Digital, onde Ribeiro acompanhou, por 10 dias, o trabalho realizado pelos norte-americanos. Para a estratégia de abertura de dados, a referência é o Open Data de San Francisco.
>> Empreendedorismo: O portal mantém ferramentas para o empreendedor que quiser se espelhar na experiência, como acesso a mentorias, parcerias público-privadas e concursos, como o Hackaton. Uma das parcerias ativas hoje é com a Endeavor, com quem desenvolvem um projeto para diminuir o prazo de abertura de empresas em Porto Alegre de 260 para abaixo de 30 dias.
>> Trabalho (quase) 24h: Como as redes sociais não têm expediente, o PoaDigital funciona num ritmo de trabalho diferente em relação à prefeitura como um todo. Há um escritório na rua Jerônimo Coelho, acesso remoto e todo o grupo sabe cumprir as funções essenciais.
>> Grupo: o segredo, segundo Ribeiro, é o mix de profissionais das áreas da comunicação, com embasamento em tecnologia, que garante o funcionamento do projeto de forma horizontal. A equipe toda participa das decisões de recrutamento, inclusive.
>> Easy-going: "Temos uma filosofia de conviver com o erro. Funcionamos como uma startup dentro do governo municipal", afirma.
>> Manutenção: "Na implantação do projeto, que teve carta branca do prefeito José Fortunati, tivemos todo o aparato legal para que isso não fosse só um espasmo de governo e pudesse se manter a longo prazo", expõe.
Roberta Fofonka

Roberta Fofonka 

Roberta Fofonka

Roberta Fofonka 

Leia também

Deixe um comentário