Marc Weiss, que trabalhou com Bill Clinton, comanda o Global Urban Development 
no Estado Marc Weiss, que trabalhou com Bill Clinton, comanda o Global Urban Development no Estado Foto: ANTONIO PAZ/JC

RS: lugar mais inovador da América Latina

Entre as principais referências, Marc Weiss trabalhou para o governo de Bill Clinton

O norte-americano Marc Weiss, 65 anos, de Chicago, tem um currículo recheado na área de estratégias de desenvolvimento econômico. Entre as principais referências, ele trabalhou para o governo de Bill Clinton. "Bill Clinton é um dos políticos mais brilhantes, encantadores e capazes que já conheci. Foi um prazer ajudá-lo a se eleger em 1992, se reeleger em 1996 e trabalhar como um dos principais arquitetos de suas políticas urbanas e de habitação", afirma.
Atualmente, Weiss, que também foi professor da Universidade de Columbia, mora em frente ao Parque da Redenção, em Porto Alegre, onde toca o Global Urban Development (GUD) e participa da criação da Zona de Inovação Sustentável na cidade, no 4º Distrito (bairros Floresta e Independência).
GeraçãoE - Como foi seu trabalho com Bill Clinton?
Marc Weiss - Como professor da Universidade de Columbia, de 1991 a 1992, trabalhei como Orientador de Políticas e fui o porta-voz de questões urbanas e de habitação para a campanha do então governador do Arkansas, Bill Clinton. Quando ele ganhou, me mudei para Washington para trabalhar como assistente especial da Secretaria do Departamento Americano de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD, em inglês), no Conselho de Desenvolvimento Sustentável e como Coordenador do Plano de Desenvolvimento de Estratégia Econômica para Washington.
GE - Fale sobre seu trabalho em Porto Alegre.
Weiss - O Global Urban Development tem sido tocado em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul desde 2011, quando fomos convidados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Federação das Indústriasdo Rio Grande do Sul (Fiergs) para ajudar na estratégia de desenvolvimento para a cidade e o Estado. No começo de 2013, o GUD foi contratado pela AGDI e pela Unisinos, com investimentos do Banco Mundial, para desenvolver uma estratégia de crescimento econômico estadual. Começamos a trabalhar em setembro de 2015 também com a Pulsar, durante o Desafio Empreendedor da Ufrgs, o que acabou fazendo com que nos juntássemos para organizar a primeira Zona de Inovação Sustentável na América Latina. Isto combina seis elementos: inovação e tecnologia, empreendedorismo e startups, sustentabilidade e eficiência de recursos, criatividade e colaboração, gerenciamento de participação da comunidade e um ambiente amigável aos negócios. Em março, a GUD e a Pulsar vão oferecer um curso sobre Zona de Inovação Sustentável no Paralelo Vivo.
GE - Como Porto Alegre se destaca no empreendedorismo?
Weiss - Trabalhamos no Brasil desde 2001 - em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. Começamos em Porto Alegre em 2011 e continuamos aqui porque realmente acreditamos que, de todas as cidades e estados do Brasil, Porto Alegre - e o Rio Grande do Sul - tem as melhores oportunidades de se tornar o local mais sustentável e inovador da América Latina até 2030.
 
Qual o papel da Global Urban Development em Porto Alegre

"Eu já vi esse filme antes. A Califórnia fez isso", diz o CEO do Global Urban Development em Porto Alegre sobre o cenário de desenvolvimento da cidade. No #GeraçãoE de amanhã, a entrevista completa.

Posted by Geração E on Wednesday, March 9, 2016
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais