Sobre o Autor
 Patricia Chiela, sócia-diretora da Patrícia Chiela Estratégia de Negócios_credito Lisa Roos  Foto: LISA ROOS/DIVULGAÇÃO/JC

Patricia Chiela

sócia-diretora da Patrícia Chiela Estratégia de Negócios

Integridade das marcas

O poder está nas mãos do consumidor, e uma marca pertence às pessoas - não mais às empresas

O diálogo e a geração de conteúdo são importantes ferramentas para a construção de uma marca. Mas não basta apenas gerar informação, as pessoas pedem verdade. O poder está nas mãos do consumidor, e uma marca pertence às pessoas - não mais às empresas.
A internet nos aproximou das marcas, e as pessoas esperam delas mais do que simplesmente a venda de uma oferta. Esperam que o discurso se efetive em todos os contatos com a empresa. Isso é branding e está intimamente ligado com a construção de imagem e reputação empresarial.
O consumidor não é mais convencido apenas pelo discurso, ele está em busca do que chamamos de "marcas íntegras". Ou seja, de empresas que entregam o que prometem. Nessa lógica, a coerência entre a promessa e entrega é realmente um desafio e passa pelo olhar de integração entre o marketing, o desenvolvimento de produtos, a inovação e a gestão de pessoas.
Tudo isso comunica. Nesse cenário, tão importante quanto uma boa comunicação, é a atenção aos serviços e produtos. Esse é um tema urgente na pauta dos empreendedores e das grandes empresas e passa por um olhar multidisciplinar.
Buscando o significado para o que Philip Kotler chama de "Marketing 3.0", encontramos: "Marketing significa definir com clareza sua identidade e fortalecê-la com integridade autêntica para construir uma imagem forte".
Vale reforçar que marketing não é comunicação. Ele consiste em pensar também o produto e tem relação com a concretização do desempenho e da satisfação prometidos aos clientes. O esforço está em ter em mãos um bom negócio, com diferencial e relevância, que se renove, se encaixe no que o consumidor deseja e esteja ancorado por norteadores claros de propósito. A partir daí, temos na comunicação uma forma de potencializar um bom negócio.
E isso tudo não pode ser apenas estratégia de marketing: primeiro tenha valores praticados na cultura da empresa, seja pequena ou grande. Depois, preocupe-se em mostrar e entregar esses valores para o consumidor.
Um funcionário com uma péssima experiência na empresa comunica tanto ou mais do que um anúncio de jornal. Afinal ele viveu a empresa de perto, sentiu a sua missão e os seus valores. De nada adianta expor o consumidor a um anúncio bem elaborado se o atendimento não corresponde ao comunicado.
O espaço que desejamos ocupar na cabeça do consumidor, que é o posicionamento de comunicação, precisa dessa equação bem resolvida. Isso é coerência e integridade de marca na prática, acontecendo e gerando valor.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( 3 )
  1. tinyurl.com

    When someone writes an article he/she retains the image of a user in his/her brain that how a user can understand it. Therefore that's why this paragraph is amazing. Thanks!

  2. minecraft

    Pretty! This was an incredibly wonderful article. Thank you for providing this information.

  3. Bernadette

    You could certainly see your expertise within the work you write. The sector hopes for more passionate writers such as you who are not afraid to mention how they believe. All the time follow your heart.

Deixe um comentário

Publicidade
Mostre seu Negócio