Sobre o Autor
 GeraçãoE Marcel Boff, advogado da área empresarial da Scalzilli.fmv crédito Divulgação Scalzilli.fmv  Foto: SCALZILLI.FMV/DIVULGAÇÃO/JC

Marcel Boff

Advogado da área empresarial da Scalzilli.fmv

Sua empresa é sustentável?

Ao longo dos anos, muito se tem falado em sustentabilidade, mas poucos conseguem desvincular sustentabilidade do universo ambiental. Se partirmos para a etimologia da palavra sustentável, encontraremos como resposta: qualidade de sustentar.
Partindo desta premissa, não só a esfera ambiental deve ser observada para termos o direito de utilizar a expressão sustentabilidade. Sabemos que para uma empresa ser sustentável, ela não deve exclusivamente pensar em políticas ambientais. No entanto, é por meio delas que passamos a pensar em uma sustentabilidade empresarial.
Num primeiro momento, para levantar a bandeira de ser uma empresa que pensa verde, muitos de seus gestores determinam atividades de gestão ambiental, que passa por alguns aspectos como o cuidado com o consumo de energia elétrica e equipamentos; descarte adequado de resíduos; controle com o consumo de água e sistemas de reutilização e obtenção de matéria prima reciclada.
Somente após uma primeira preocupação, focada ao lado ambiental, é que podemos usar a palavra sustentar para as demais atividades da empresa, podendo, dessa forma, utilizar o termo empresa sustentável.
Uma empresa sustentável, além da preocupação com o meio ambiente, ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações, como leciona na Constituição Federal de 88 (uns dos marcos do direito ambiental brasileiro), deve considerar mais dois aspectos: a sustentabilidade financeira e a sustentabilidade de pessoas. A primeira diz respeito a possibilidade de gerar recursos e manter estas riquezas de forma a não necessitar dequalquer auxílio. Já a segunda, , é ter uma equipe saudável, entrosada, que possua sinergia e que compartilhe dos mesmos sonhos de seus fundadores.
Em suma, uma empresa sustentável, passa obrigatoriamente por esses três pilares: ambiental, financeiro e pessoas. Somente esse conjunto de palavras podem vir a atribuir a qualidade da empresa em se considerar uma empresa sustentável, caso contrário, o que teremos é uma empresa que possui políticas de sustentabilidade socioambiental, mas que tem um caixa negativo e um grupo de pessoas desmotivado.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( 3 )
  1. André

    As empresas aqui na Alemanha por exemplo sao sustentaveis porque tem incentivo fiscal e apoio do governo. Para se criar sustentabilidade, tem que criar interesse economico por tras como um planejamento de negocio que tenha retorno de investimento.

  2. André

    As empresas aqui na Alemanha por exemplo sao sustentaveis porque tem incentivo fiscal e apoio do governo. Para se criar sustentabilidade, tem que criar interesse economico por tras como um planejamento de negocio que tenga retorno de investimento.

  3. Gloria

    Lamentávelmente, são poucas as pessoas e empresas que se preocupam com a sustentabilidade! Será por falta de visão? Desconhecimento? Ou simplesmente pq o tema não interessa?

Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio