Planejamento é a principal estratégia para quem deseja investir em uma franquia

12 ações que devem ser iniciadas agora por quem quer investir em uma franquia em 2016


Planejamento é a principal estratégia para quem deseja investir em uma franquia

Da escolha do segmento até à implantação da unidade franqueada, são meses de análises, burocracia, treinamento e obras – o que pode fazer com que o sonho demore a se realizar.
Da escolha do segmento até à implantação da unidade franqueada, são meses de análises, burocracia, treinamento e obras – o que pode fazer com que o sonho demore a se realizar.
Por isso, a advogada Melitha Novoa Prado, especialista em Franchising e Varejo, acredita que quem quer se tornar franqueado precisa, agora, tomar algumas atitudes para garantir a inauguração segura de uma unidade franqueada no próximo ano. Ela aponta 12 ações que devem ser planejadas agora por quem deseja encontrar, investir, implantar e começar a operar uma franquia no próximo ano:
1) Analise seu próprio perfil >> É isso mesmo: a autoanálise é o primeiro passo para que você saiba se pode ser franqueado. Quem sonha em inovar constantemente, não ter horário para trabalhar, enriquecer rapidamente, viver de renda ou fazer as próprias regras não pode ser franqueado. Já aqueles que desejam reproduzir um negócio testado e de sucesso, colaborando com a rede para o seu aprimoramento, mas sabendo que é preciso dedicar-se ainda mais do que quando era funcionário, têm grande chance de sucesso. “Para ser franqueado, é preciso pensar coletivamente, em rede. E isso não é fácil”, alerta a especialista.
2) Mapeie suas áreas de interesse >> Em que você gostaria de trabalhar no resto da sua vida? Essa é uma das respostas mais difíceis de se encontrar, então, mãos à obra! “Escolha os segmentos que gosta e escreva os prós e contras de cada um deles. Vale listar a necessidade de trabalhar nos finais de semana, o horário estendido de shoppings, sua facilidade (ou dificuldade) em lidar com pessoas, a vontade de trabalhar com alimentos (ou animais, ou roupas, ou cosméticos, ou crianças), a saturação do mercado, a concorrência... Explore bem cada uma de suas opções para ter um panorama do que pode ser mais promissor e determinar comparativos”, ensina a advogada.
3) Conheça também áreas que não lhe parecem tão interessantes, mas que são promissoras >> Pesquise, agora, áreas nas quais jamais se imaginou trabalhando, mas que oferecem franquias. “No Portal do Franchising, mantido pela ABF, há segmentos variados, como o varejo de aparelhos auditivos, locação de máquinas de café expresso, gráficas, troca de óleo automotivo, clínicas odontológicas e uma série de outras empresas que nem sempre são a primeira opção de quem procura uma franquia, mas que podem se tornar atrativas, dependendo da localidade onde serão implantadas. Vale a pena conhecer negócios diferentes dos segmentos tradicionais”, aconselha.
4) Leia sobre o sistema de Franchising >> Há muitos livros que podem mostrar a você a realidade de ser um franqueado. Recomendo “Franchising Na Alegria e Na Tristeza” e “Franchising Na Real”, que escrevi justamente para mostrar as dificuldades e conquistas de franqueadores e franqueados. Com linguagem bastante simples, eles são rápidos de ler e esclarecem pontos importantes do relacionamento entre as partes.
5) Programe-se para participar de algum curso de franchising – Há cursos em todo o Brasil, alguns com duração de apenas um dia, nos quais você poderá esclarecer suas dúvidas com especialistas. Procure em sua cidade.
6) Procure datas de feiras de franquias e visite ao menos uma delas >> As feiras trazem a oportunidade de você conhecer desde marcas que operam há muito tempo até novidades. É um momento de conversar com vários franqueadores e realizar comparativos. “Não se apresse em fechar negócio no local: as franqueadoras sérias dão a você um bom tempo para refletir no investimento”.
7) Busque o contato de empresas dos segmentos escolhidos e referências sobre elas >> Faça um primeiro contato com as franqueadoras e peça material informativo, que deve chegar por e-mail ou correio. Também procure, na imprensa e em sites de reclamação, notícias sobre essas marcas.
8) Verifique sua real capacidade de investimento e foque em empresas que estejam dentro dela >> Depois de ter os segmentos em mente, verifique sua capacidade financeira e exclua os negócios que estão além dela. “Se uma marca exige R$ 300 mil, tenha em mente que você precisará de recursos para manter-se nos primeiros meses de operação, pois não terá um salário. Por isso, é importante sempre ter um pouco mais do que se pretende investir”.
9) Comece a pensar onde sua franquia será instalada >> Já tem ideia de onde instalará sua franquia? O negócio exige ponto comercial? Sua cidade ou bairro tem potencial para o negócio ser um sucesso? Os preços de aluguéis são viáveis ou será preciso instalar-se em outra localidade?
10) Passe a frequentar o varejo com olhos de empresário >> Quando você vai a um shopping ou rua comercial, costuma perceber qual é o perfil do cliente que ali está? Agora, essa é sua obrigação. Atente-se para o fluxo de pessoas, quantas sacolas elas carregam, de quais lojas, se os corredores estão cheios ou há compradores também nas no interior dos estabelecimentos... Desta maneira, você terá um perfil do local e do consumidor.
11) Tente conhecer outros franqueados e converse com eles >> Se está interessado em uma marca, visite algumas lojas dela e procure conversar com o franqueado. Ele é o melhor ‘informante’ do negócio.
12) Procure duas marcas que você realmente gostou e inicie o processo de seleção com ambas >> Depois de realizar todos os itens acima, que tal participar do processo de seleção de duas empresas? “Sim, aconselho o candidato a realizar dois processos, já que essa será uma maneira de comparar o que lhe será oferecido. Mais uma vez, não tenha pressa em se decidir e nem deixe que a possível pressão que poderá ser exercida sobre você o impeça de raciocinar corretamente. Faça a escolha com consciência “, finaliza a advogada.

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