Malu López, Diretora de Negócios do Facebook Malu López, Diretora de Negócios do Facebook Foto: FACEBOOK/REPRODUÇÃO/JC

Para as marcas tirarem proveito do Facebook

Atualizado em 29/12/2015 19:15

Durante o verão, em média, mais de 185 milhões de publicações são feitas no Facebook por dia no Brasil. Desse total, 85% são visuais, o que significa que há mais fotos e vídeos na plataforma do que qualquer outra época do ano.
Apesar de ser sinônimo de férias para muita gente, as pessoas ficam mais conectadas por meio de seus celulares e tablets. Prova disso é que o total de publicações feitas em dispositivos móveis cresce 11% nesse período. É um ótimo momento para aproximar sua marca de potenciais clientes.
No verão, as solicitações de amizade aumentam em 12%. As festividades de final de ano têm espaço garantido na plataforma, sendo 24% do volume de publicações. Isso é mais que outros países da América do Sul.
"Existe um otimismo atrelado ao verão que traz uma oportunidade positiva para as marcas de se conectarem com as pessoas e ter um diálogo mais próximo", afirma Malu López, diretora de Negócios do Facebook.
Veja outras dicas dela:
Quais os desafios das marcas nesta estação?
O aumento de compartilhamento nesse período traz o desafio para marcas de serem ainda mais relevantes em suas campanhas, já que existe uma competitividade de atenção na plataforma. Assim, os anunciantes devem pensar em trazer um conteúdo interessante para o público. A estratégia pede uma boa narrativa.
Como se comporta o brasileiro no verão?
O verão é uma estação otimista, em que muitas pessoas aproveitam para realizar atividades externas, viagens e festas. Isso proporciona uma positividade no comportamento de todos e esse divertimento é compartilhado em nossa plataforma. Com isso, existe um aumento de oportunidade para as marcas se conectarem.
O que considerar na hora da estratégia?
O aumento de acessos ao Facebook via dispositivos móveis faz com que as pessoas sejam impactadas primeiro nesse aparelho e no verão isso cresce ainda mais por causa das atividades externas e da mobilidade. As empresas devem considerar criar um conteúdo adequado, pensado para o acesso via dispositivos móveis.
Considerações em campanhas?
Mantenha a sua identidade. As pessoas esperam que as marcas tenham uma comunicação consistente, independentemente do meio ou da época do ano. Isso faz com que elas se sintam mais confiantes quando a empresa faz divulgações que tem a ver com sua identidade.
É necessário sempre conhecer seu público-alvo: a grande riqueza da nossa plataforma é permitir métricas reais sobre pessoas reais. A partir disso, as empresas podem ter conhecimento para desenvolver campanhas que tenham impacto nos consumidores.
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