JC

Artigo da consultora Ana Paula Megiolaro

Como conquistar e manter clientes em tempos difíceis?

JC

Artigo da consultora Ana Paula Megiolaro

Ana Paula Megiolaro, Consultora de Comunicação
É natural que em uma época de crise o mercado se retraia. Assim como é comum encontrarmos empresas de todos os tamanhos enxugando ao máximo os seus gastos e cortando todos os seus investimentos. Mas sempre alerto que a crise vai passar, ou melhor, essa vai passar. E virão outras.
Precisamos aprender a conviver com elas e aprender a criar, recriar e inovar, principalmente no relacionamento com o cliente.
O grande questionamento é: como conquistar e manter clientes em tempos de crise? A resposta é simples: dar total atenção ao relacionamento. Estamos vivendo a Era do Relacionamento Direto com o Mercado.
O relacionamento está mais próximo, mais pessoal. A internet, apesar de ser uma mídia de massa, segmenta o público e caminha junto com a proposta do Marketing Digital.
Philip Kotler, a maior referência sobre o assunto, diz que o Marketing é "o conjunto de atividades humanas que têm por objetivo facilitar e consumar relações de troca".
Dessa forma, é através do Marketing de Relacionamento que podemos conquistar e manter o nosso público.
Para superar a crise, o foco é, de novo, o relacionamento. Apostar nisso é uma das alternativas mais econômicas, que trará resultados mais efetivos.
O investimento que referencio, muitas vezes, não é contabilizado em moeda.
É o investimento de dar o real valor para a comunicação organizacional, atenção total aos colaboradores e, a reboque, ao consumidor.
O enxugamento no quadro de colaboradores das organizações causa um acúmulo de função para quem fica (o que já era uma realidade antes dessa crise).
Esse excesso de atividades pode gerar um descontentamento, provocando alterações de humor do seu colaborador. Esse, por sua vez, trabalha diretamente com o seu público-alvo. Não preciso terminar de contar o exemplo, pois, já se sabe o que vai acontecer.
O cliente que não tiver um retorno imediato, educado e não receber a mercadoria ou serviço que comprou de forma adequada, com certeza, depois de falar mal da sua empresa nas redes sociais, vai procurar outra que lhe dê o que está precisando.
MARCELO G. RIBEIRO/JC
 PALESTRA DE ANA PAULA MEGIOLARO, COM O TEMA: 'NA CRISE, CRIE'. REALIZADA NO PLATINUM TOWER
JC

Leia também

Deixe um comentário