Após 15 anos como executivo em empresas de tecnologia como Dell e HP, Eduardo Brach, 41 anos, começa uma nova etapa profissional na sexta-feira (4). Ele irá abrir uma franquia da rede americana Subway no espaço interno do Zaffari da avenida Cavalhada, na zona sul da Capital.
“Eu já tinha escolhido a franquia como modelo de negócio – depois de analisar o risco entre capital investido e sucesso. E quando olhei que os números da Alimentação, e sobretudo da Subway, despontavam, não tive escolha”, explica ele, que estima ter investido R$ 380 mil no restaurante.
A Subway é a rede de fast-food que mais cresce no Brasil. Em 2005, a companhia possuía apenas 25 lojas em cidades como Rio de Janeiro e Salvador. Hoje são mais de 1.900 unidades – 40 mil espalhadas pelo mundo –, com meta de chegar em 8 mil até 2025.
Além dos números, Brach considerou outros dois fatores na escolha pela rede. Primeiro a identificação com a marca. “Eu sempre comi na Subway e via nessa alimentação mais saudável uma tendência”, diz. Outro ponto determinante foi a opinião dos franqueados: o empresário entrevistou vários deles, percebendo uma unânime satisfação com o negócio.
Quando a rede aceitou o investimento de Brach, o novo franqueado passou por uma bateria de treinamentos e consultorias. Chegou a ficar duas semanas na sede da Subway, em Curitiba, aprendendo desde gestão de pessoas a cortar cebola no tamanho certo. “Tem que entender todo o processo porque não é o restaurante do Eduardo que está em jogo, é a Subway”, elucida ele, que planeja abrir outras duas lojas até 2017.