Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 23 de maio de 2017. Atualizado às 12h26.

Jornal do Comércio

Gastronomia e Vinhos 2017

COMENTAR | CORRIGIR

VINÍCOLAS

Notícia da edição impressa de 19/05/2017. Alterada em 23/05 às 12h28min

Vinhos Larentis, tradição familiar e paixão pelo vinho

Os Larentis comemoraram, no ano passado, 15 safras no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves

Os Larentis comemoraram, no ano passado, 15 safras no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves


JANQUIEL MESTURINI/ABE/DIVULGAÇÃO/JC
A Vinhos Larentis completou, em 2016, 15 safras. Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, comemorou o aniversário abrindo sua reserva particular e reunindo em uma caixa seis de seus mais emblemáticos vinhos.
A Larentis mantém a tradição de ser um empresa familiar. O patriarca Arcangelo Gabriele Larentis chegou ao Vale dos Vinhedos com 19 anos, vindo da região de Trento, na Itália. Formou uma das primeiras famílias da região a cultivar variedades nobres, como as uvas Chardonnay, Merlot e Cabernet Franc. Nesta época, a família produzia vinhos para consumo próprio e vendia suas uvas para vinícolas. Hoje, a produção é limitada em 80 mil litros por ano, sendo 90% vinhos finos e 10% espumantes.
Os planos são manter esse patamar, já que a ideia é investir na manutenção da qualidade, segundo André Larentis, enólogo da empresa. O profissional faz parte da terceira geração do clã e é quem assina os vinhos como responsável técnico. Segundo ele, as perspectivas para o ano de 2017 são excelentes, pois esta safra foi bem superior a do ano passado.
Desde o princípio, a família sempre prezou pela qualidade de seus produtos, elaborando seus vinhos em tanques de aço inoxidável e barricas de carvalho, o que havia de melhor à época. Aliado ao investimento em novas tecnologias, hoje, a diferença na qualidade dos vinhos está, segundo o enólogo, na dedicação de seus familiares. Quem visita a vinícola observa que o grupo vive a paixão pelos vinhos no dia a dia. Todo processo, desde o cuidado com o vinhedo, a elaboração, rotulagem, venda e atendimento ao turista é feito por três gerações da família.
Os Vinhos Larentis são elaborados através de uma ótica que preza pelo cuidado minucioso em todo o processo, iniciando pelos vinhedos 100% próprios. Conduzidas pelo sistema de espaldeira - um princípio básico para quem busca produzir vinhos de alta qualidade -, as quatro mil plantas por hectare recebem um cuidado no qual quase todas as etapas são realizadas manualmente. Os vinhos que se destacam, especialmente na estação mais fria do ano, são o Larentis Merlot Reserva e o Larentis Cabernet Sauvignon Reserva, elaborados com uvas 100% cultivadas na região do Vale dos Vinhedos.
Uma das atrações da vinícola para o inverno é a Degustação em Barricas, experiência proporcionada para apreciadores que desejam conhecer um pouco mais sobre o mundo do vinho. Trata-se de uma degustação de vinhos como o Mérito 2012, um grande sucesso da Larentis, e visitação guiada pelo próprio enólogo da vinícola,
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia